Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Paulistas buscam uma nova forma de morar

Aumentou o interesse por imóveis maiores e pelas cidades do litoral e do interior

A pandemia mudou a forma como as pessoas querem morar. Imóveis maiores, varandas e quintais foram muito requisitados pelos paulistas, como mostra uma pesquisa do Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do país, que comparou a busca por imóveis no Estado de São Paulo, em fevereiro de 2020, quando ainda não havia os efeitos da pandemia, com fevereiro deste ano. Na Região Metropolitana de São Paulo, o contraste foi pelo efeito renda. No litoral cresceu a busca pela compra e no interior, a procura por imóveis maiores.

Quando comparados os dois períodos, na Região Metropolitana de São Paulo a busca por imóveis com três dormitórios cresceu 32% e por quatro ou mais dormitórios subiu 36%. Também houve um aumento de 42% na procura por imóveis sem quartos, ou seja, kitnets e studios, o que se explica pela queda na renda de muitas pessoas. Por outro lado, houve uma queda de 30% na procura por imóveis de 1 dormitório e de 4% na busca por dois dormitórios.

Além disso, tanto na Região Metropolitana de São Paulo como no litoral, aumentou o interesse pela compra do imóvel. Quando avaliadas as cidades de Praia Grande, Santos, São Vicente, Ubatuba, Caraguatatuba e Guarujá, esse interesse chegou a 81%, em fevereiro deste ano, enquanto na Região Metropolitana de São Paulo, o percentual ficou em 53%, no mesmo período.

Também em fevereiro deste ano, as buscas por imóveis no litoral cresceram 43%, quando se compara com o mesmo período do ano passado, e houve um aumento de 67% nas buscas por imóveis de quatro ou mais dormitórios e de 52% na procura por imóveis de três dormitórios.

Já nas cidades do interior, em fevereiro de 2020, 53% das pessoas procuravam por apartamentos e 47% queriam casas. Neste ano, 51% buscaram por casas e 49% por apartamentos. As cidades avaliadas foram Bragança Paulista, Itu, Campinas, Sorocaba, Jundiaí e São José dos Campos. Os dados da pesquisa mostram que com a pandemia, o trabalho a distância se tornou uma realidade e as pessoas podem optar por morar em locais com mais qualidade de vida.

Você mudaria da sua casa? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.