Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Mais uma Páscoa diferente

Pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros prefere passar a data em casa, sem receber visitas

 Em parceria com a Scoregroup, a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, divulgou um levantamento sobre os reflexo da pandemia no feriado de Páscoa, considerando os hábitos e a intenção de compra do brasileiro. Com a participação de 1.611 pessoas, entre as constatações, 6 em cada 10 brasileiros preferem passar o feriado de Páscoa em casa, sem receber visitas. Porém, uma parcela mantém planos de viagem, para praia (7,8%) e interior (5,7%), mesmo na fase mais grave da pandemia.

Antes da pandemia, 73,2% das pessoas celebravam a Páscoa na casa de amigos e familiares. Na pesquisa deste ano, 58,7% afirmaram que ficarão em casa, sem receber visitas, e apenas 20% ainda não decidiram o que fazer. Além disso, 51,8% disseram que gostam de comemorar a Páscoa somente com almoço em família, 35,5% preferem almoço em família com troca de ovos, 22,7%, os pratos típicos no almoço de domingo e 12,3% gostam de ir à missa.

A pesquisa também mostrou que todo mundo recebe ovos e chocolates de presente. A divisão é bem justa entre os familiares, porém, com uma pequena diferença entre eles, sobrinhos e afilhados (32,1%), cônjuges e namorados (31,4%), ou mesmo quem presenteia a si mesmo (29,3%), são os mais beneficiados na data. No momento da compra, 33,9% preferem as lojas online e 59,1% gostariam de fazer as compras de Páscoa em lojas físicas. O ovo de Páscoa é o preferido para 60,3% dos participantes.

Questionados sobre a pandemia, 55,1% das pessoas continuarão utilizando máscaras de proteção ao sair pelas ruas, 50,3% acreditam que as cidades continuarão em alertas amarelos e vermelhos e 41,2% acham que haverá muitas pessoas internadas no período de Páscoa. Somente 0,9% acredita que a situação emergencial provocada pelo COVID-19 terá passado e 7,4% têm fé de que restaurantes estarão abertos para comemoração da data em família.

Como você passará o feriado de Páscoa? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.