Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A origem do Dias das Mães

Centenária, a comemoração começou no Estados Unidos e se perpetuou por vários países do mundo

Há mais de cem anos, o Dia das Mães foi criado por uma simples cidadã norte-americana, Anna Jarvis, que entrou em depressão ao perder a sua mãe. A fim de aliviar a sua dor, algumas de suas amigas decidiram perpetuar a memória de sua mãe, Ann Jarvis, com uma festa em sua honra. Era o ano de 1905 e, nos três anos seguintes, Anna dedicou-se a fazer campanha para que fosse criado o Dia das Mães.

O grande marco se deu em 10 de maio de 1907, na igreja de Grafton, na Virgínia Ocidental, quando foi celebrado o primeiro Dia das Mães. Nesta data, Anna Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, simbolizando as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos, foram mais de 10 mil cravos por ela enviados, para a mesma igreja, para comemorar a data.

Pouco tempo depois, em 1910, o então governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, oficializou o Dia da Mãe ao calendário de datas comemorativas do estado. Nos anos seguintes, outros estados americanos também oficializaram a data. No Brasil, indícios apontam que a primeira celebração similar aconteceu em 1918, em Porto Alegre (RS), promovida pela Associação Cristã dos Moços do Rio Grande do Sul.

Por aqui, demorou um pouco mais para a data ser reconhecida. Ela foi oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, em 5 de maio de 1932, e a partir de então, comemorada sempre no segundo domingo de maio. No mesmo ano, foi decretado o sufrágio universal feminino e as mulheres conquistaram o direito ao voto. De lá para cá, o Dia das Mães, mesmo que para alguns seja uma data puramente comercial, ela não deixou de ser comemorada.

Para você, qual foi o Dia das Mães mais marcante? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.