Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Mudanças de hábitos que permanecerão

Pesquisa mostra o que os brasileiros continuarão praticando com a vacinação e o fim do isolamento

Com a participação de 2.824 brasileiros, a Hibu, empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, realizou um levantamento a fim de identificar como serão os hábitos e comportamentos com a vacinação e o fim do isolamento. Entre eles, o home office, compras em redes de varejo, relacionamento online e as atividades culturais e de lazer. Sem dúvida, a grande mudança comportamental com a pandemia foi o home office, entre os entrevistados, 57,7% trabalham nesse formato e 64,8% continuarão no futuro.

Para se relacionar, o WhatsApp caiu no gosto popular. 84,3% disseram que manterão esse hábito para eventos de lazer e negócios, 83,4% para reuniões virtuais e em menor proporção, 63,5% pretendem utilizá-lo para reuniões de família. No que tange ao consumo, 72,4% dos entrevistados já fazem compras em redes de varejo online e 95,6% continuarão no mesmo processo.

Um dado que chama atenção é em relação às compras no mercado: 44,4% adotaram essa modalidade e 80,2% pretendem continuá-la. E também sobre atividades culturais, mesmo que seja pequena a fatia dos que possuem o hábito de realizá-las, como visitar museus (21%) e assistir às peças de teatro (16,2%), mais da metade continuará com a prática sem sair de casa.

A pesquisa também constatou que atividades como exercício físico ao ar livre predominarão para 58,9% dos entrevistados, metade dos entrevistados também praticam exercícios em casa e 76,8% deverão manter o costume. Quanto ao álcool em gel, 88,5% continuarão a usá-lo, porém, 60,7% dos entrevistados disseram que usarão a máscara em locais públicos fechados.

Quais hábitos você manterá? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.