Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

WhatsApp Pay, um novo meio de pagamento

A ferramenta permite a transferência de dinheiro de forma digital por mensagem

No final de março, o Banco Central liberou o WhatsApp Pay como meio de pagamento. Desde 2014, o WhatsApp pertence ao Facebook, que lançou essa ferramenta para intermediar compras sem que o usuário precise sair do aplicativo de mensagens. Inicialmente, os pagamentos só poderão ser realizados por meio do dispositivo móvel. Para garantir a segurança do usuário é necessário utilizar o PIN do Facebook Pay ou a biometria do celular para que a transação seja efetivada. Mas alguns cuidados são necessários.

O primeiro deles é não compartilhar com ninguém o código de confirmação do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay ou o código de verificação, e nem abrir links enviados por pessoas desconhecidas. Como dica, ao receber mensagens suspeitas, bloqueie e denuncie o número da outra pessoa, abrindo a conversa e tocando em “Bloquear > Denunciar e bloquear”. E também evitar utilizar o WhatsApp Pay em locais públicos.

Para agilizar ainda mais a usabilidade e a transferência de recursos, um pagamento pelo WhatsApp será realizado dentro da própria janela de conversa com a pessoa. Além de ter a possibilidade de transferir dinheiro de forma digital para outra pessoa por mensagem, também é possível o pagamento em negócios físicos, porém, essa alternativa só estará liberada para quem utiliza o aplicativo do WhatsApp Business.

Os interessados em utilizar o WhatsApp Pay poderão cadastrar cartões das bandeiras Visa ou Mastercard emitido por um dos bancos participantes, entre eles, o Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú Unibanco e Nubank. Segundo o Facebook, a função ficará disponível gradualmente para os usuários do WhatsApp.

Você utilizará essa ferramenta? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.