Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As ligações inconvenientes continuam

Procon-SP registra um aumento de 76% nas reclamações, no primeiro quadrimestre deste ano

Não tem hora e nem tem dia para que o telefone toque e, do outro lado, vem aquela enxurrada de ofertas de telemarketing, de cobranças indevidas e até do operador ou da inteligência artificial procurando uma pessoa que não temos a menor ideia de que seja. Somente no primeiro quadrimestre deste ano, aumentou em 76% o número de reclamações no cadastro “Não Me Ligue” do Procon-SP. Das 26.223 registradas, a grande maioria, quase 12 mil, foi de oferta de empréstimo ou crédito consignado.

Na sequência, as reclamações que lideraram o ranking foi de ofertas ou cobranças de internet fixa ou móvel, seguidas por consultas médicas e odontológicas sem convênio, serviços e planos funerários, abertura de contas e investimentos em bancos, convênios médicos e odontológicos, TV por assinatura, telefonia móvel e telefonia fixa.

Em vigor desde 2009, o “Não me Ligue” foi instituído pela Lei estadual nº 13.226/2008 com a finalidade de proteger a privacidade dos consumidores paulistas que não desejam ser incomodados com ofertas de telemarketing. A Lei estadual nº 17.334 /2021, em vigor desde março deste ano, ampliou a legislação anterior.

Ela determina que, além das ligações (inclusive, as automáticas ou robocalls), as empresas não podem enviar mensagem SMS ou por aplicativos (via WhatsApp, por exemplo) buscando o titular da linha ou terceiro e não podem fazer ligações ou enviar mensagens com o objetivo de fazer cobrança de qualquer natureza. Desde que entrou em vigor, em 2009, quase três milhões de linhas telefônicas foram cadastradas no “Não Me Ligue”.

Quantas vezes você já foi incomodado com este tipo de ligação? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.