Novo acesso entre Santos e Guarujá
Antiga reinvindicação dos moradores, a ligação seca deverá ser por uma ponte ou um túnel
Um antiga demanda das populações de Santos e do Guarujá, a ligação seca de ambas as cidades, deve sair do papel. O projeto se tornou o foco da Campanha Vou de Túnel, uma iniciativa popular assinada por mais de 50 empresas privadas, associações de classe e entidades. A autoridade portuária, Santos Port Authority (SPA), já fez uma chamada pública para o encaminhamento de estudos sobre a obra.
A ligação seca está prevista no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto (PDZP), o que falta definir é se será construída uma ponte ou um túnel ligando as margens do Porto de Santos. O tema fez parte de uma audiência pública, que foi realizada no Congresso Nacional, no final de maio, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Os participantes ficaram divididos.
Alguns deles defenderam a criação de um túnel imerso, sob o mar, a fim de evitar obstáculos físicos no canal de navegação do Porto de Santos e também para não ser um empecilho no desenvolvimento dos negócios no porto, que é o maior da América Latina. Outros disseram que uma ponte seria uma opção técnica e financeiramente mais viáveis.
Para Fernando Biral, presidente da Santos Port Authority (SPA), tecnicamente o melhor é o túnel, a fim de evitar problemas com a navegação do canal e a interrupção da navegação em função das balsas. Além disso, a ponde poderia comprometer os planos já em andamento de implantação do Aeroporto Civil de Guarujá.
Projetada pela concessionária Ecovias, a ponte tem 7,5 quilômetros. Já o projeto para o túnel tem uma extensão bem menos, de 1,7 quilômetros, e conta com três faixas de rolamento em cada sentido, trânsito de pedestres, ciclistas, ônibus e uma via exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). E como acontece nas rodovia dos Imigrantes, o projeto inclui reversão de faixas nos horários de pico.
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