Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Novo acesso entre Santos e Guarujá

Antiga reinvindicação dos moradores, a ligação seca deverá ser por uma ponte ou um túnel

Um antiga demanda das populações de Santos e do Guarujá, a ligação seca de ambas as cidades, deve sair do papel. O projeto se tornou o foco da Campanha Vou de Túnel, uma iniciativa popular assinada por mais de 50 empresas privadas, associações de classe e entidades. A autoridade portuária, Santos Port Authority (SPA), já fez uma chamada pública para o encaminhamento de estudos sobre a obra.

A ligação seca está prevista no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto (PDZP), o que falta definir é se será construída uma ponte ou um túnel ligando as margens do Porto de Santos. O tema fez parte de uma audiência pública, que foi realizada no Congresso Nacional, no final de maio, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Os participantes ficaram divididos.

Alguns deles defenderam a criação de um túnel imerso, sob o mar, a fim de evitar obstáculos físicos no canal de navegação do Porto de Santos e também para não ser um empecilho no desenvolvimento dos negócios no porto, que é o maior da América Latina. Outros disseram que uma ponte seria uma opção técnica e financeiramente mais viáveis.

Para Fernando Biral, presidente da Santos Port Authority (SPA), tecnicamente o melhor é o túnel, a fim de evitar problemas com a navegação do canal e a interrupção da navegação em função das balsas. Além disso, a ponde poderia comprometer os planos já em andamento de implantação do Aeroporto Civil de Guarujá.

Projetada pela concessionária Ecovias, a ponte tem 7,5 quilômetros. Já o projeto para o túnel tem uma extensão bem menos, de 1,7 quilômetros, e conta com três faixas de rolamento em cada sentido, trânsito de pedestres, ciclistas, ônibus e uma via exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). E como acontece nas rodovia dos Imigrantes, o projeto inclui reversão de faixas nos horários de pico.

Em sua opinião, qual é a melhor opção? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.