Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A bebida da alegria

Brasil lidera o aumento do consumo de vinho e passa a ocupar o 13º lugar no ranking mundial

O consumo de vinho no Brasil foi recorde no ano passado, em média, foram consumidos 2,78 litros per capita, o que representa aumento de mais de 30% em relação ao ano de 2019. Ao considerar todos os países da América Latina, o Brasil ficou só atrás da Argentina. São 83 milhões de consumidores de vinho no país, cerca de 59% têm mais de 35 anos, sendo que 46% tomam vinho pelo menos uma vez por semana e 53% pelo menos uma vez por mês. O consumo total foi de 501 milhões de litros no Brasil, em 2020.

Os dados da Abras, Cupom Válido, Ideal, Statista, mostram também qual é a preferência dos brasileiros. Para 55%, o preferido é o vinho tinto. O segundo lugar fica para o branco, com 25%, e o tipo rosé está em terceiro lugar de preferência nacional, com 20% do total. De maneira geral, 69% do total de vinho consumido é nacional, contra 31% importado, sendo que mais de 42% de todos os vinhos importados são provenientes do Chile.

E com base em informações coletadas em 30 países, que representaram 84% da produção mundial, em 2020, a Itália, França e Espanha, juntas representam praticamente 53% da produção mundial de vinho. O Brasil ocupou a 18ª posição, em 2018, o país era o 15º no ranking.

Em relação ao consumo, o Brasil foi o país que mais cresceu no mundo, no ano passado, com um aumento de 18%, pulando da 17° posição geral para o 13º lugar no ranking. Porém, em relação ao consumo per capita, ainda ocupa o 21° do ranking. Os Estados Unidos é o país que mais consome vinho do mundo, representando 13% do consumo mundial.

A França e Itália seguem na segunda e terceira posição, respectivamente. Levando em consideração o consumo per capita, a ordem muda, e a França segue na liderança, seguido por Portugal na segunda posição. Apesar do vinho ser consumido em 200 países, Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e Reino Unido representam quase 50% do consumo no mundo.

Qual é a sua bebida preferida? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.