Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Trem Intercidades

Projeto prevê conectar Campinas, Jundiaí e São Paulo com um serviço expresso e atendendo também outras cidades

Se tudo der certo, será possível fazer uma viagem de trem de São Paulo a Campinas em um tempo estimado de 64 minutos, a uma velocidade máxima de 140 km/h. Esse é só um dos trecho do Trem Intercidades (TIC) que terá 100 quilômetros de extensão e contará com um serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo. Também terá uma serviço parador entre Campinas e Francisco Morato, atendendo às cidades Louveira, Valinhos e Vinhedo. A expectativa é de atender até 60 mil passageiros por dia em todos os serviços.

Até o mês de dezembro está prevista a publicação do edital para a execução do projeto do Trem Intercidades, após a realização de consulta pública, sondagens de mercado e aprovação da modelagem do edital. A meta do Governo de São Paulo é leiloar o projeto em abril de 2022, com um prazo de execução de sete anos para as obras.

O Trem Intercidades terá uma frota de 15 trens elétricos e caberá à concessionária, vencedora do leilão, estender a infraestrutura de energia elétrica entre Jundiaí e Campinas. O projeto compreende também a operação, manutenção e obras, com melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da linha 7-Rubi da CPTM, na capital paulista.

A futura concessionária também será responsável pela aquisição de novos trens, adequar o traçado e infraestrutura permanente e construir vias para os novos serviços, além de implantar novos pátios e equipamentos de manutenção, entre outras responsabilidades.

O que você achou da iniciativa? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.