Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Brasil é um dos países que mais consomem roupas no mundo

Entre os estados, São Paulo lidera, seguido por Minas Gerais

Um recente estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomValido.com.br, com base em dados da Statista sobre o consumo de vestuário e acessórios no mundo, mostra que entre 195 países avaliados, o Brasil é o 9º maior mercado nesse quesito. Nos primeiros lugares ficaram os Estados Unidos, China e Japão. Quando considerado somente os países emergentes, o Brasil fica em 4º lugar, atrás da Rússia, Índia e China.

A pesquisa também revelou que o Estado de São Paulo é o que mais gasta com roupas e acessórios, quase quatro vezes mais do que o segundo colocado, o Estado de Minas Gerais. Um das explicações é por ser o estado mais populoso, com cerca de 22% do total de habitantes do Brasil, enquanto os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro ficam na segunda e terceira posição, com 10% e 7%, respectivamente.

Outro dado relevante é a preferência pelas lojas de departamento. E mesmo com a maior conectividade, a preferência se mantém pelas compras em lojas físicas, preferidas por 79% dos brasileiros, pela internet foram 17% das respostas e 3% preferem por meio da venda direta. Um dos principais motivos é a falta de padronização dos tamanhos e numerações no Brasil.

Ainda de acordo com o estudo, os brasileiros são muito sensíveis aos preços. Para 38% dos participantes, esse é o fator número um para a escolha da loja. A variedade e a qualidade dos produtos são o segundo e terceiro fatores mais importantes. Os brasileiros também consideram o serviço pós-venda e conseguir bons descontos como determinantes para as suas escolhas.

O que você considera para a escolha da loja? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.