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O hábito de comprar pelo celular

Cada vez mais, os brasileiros estão usando essa ferramenta para adquirir bens

Com a pandemia, fazer compras pelo celular caiu no gosto dos brasileiros, conforme consta em uma pesquisa da Digital Turbine. Atualmente, 92% dos brasileiros compram por essa ferramenta. Entre eles, 30% passaram a comprar ainda mais pelo celular após o início da pandemia e 18% só começaram o hábito de comprar via celular durante ela. Outra constatação está no aumento do número de aplicativos baixados nos aparelhos, durante o pico da pandemia 40% dos brasileiros aumentaram o uso deles em seus smartphones.

Um hábito que ao que tudo indica se manterá. Entre os 846 participantes da pesquisa, 57% disseram que vão usar o celular para a compra dos presentes de Dia das Crianças. Já para o Natal, 89% planejam fazer compras pelo celular e, em média, cada um deles pretende adquirir seis itens.

A pesquisa também mostrou que a preferência é maior, 68%, por comprar pelo celular do que pelo computador. Por outro lado, 24% ainda não consideram a compra mobile muito segura. Sobre os motivos que levam os brasileiros a preferir o smartphone para comprar, 70% é para ganharem tempo e 54% porque não precisam sair de casa na pandemia.

Já o computador ainda ganha na facilidade de navegação e visualização. Consumidores consideram importante comprar de uma loja segura, que economize no frete e fácil de navegar. E sobre as vantagens da compra física, 68% dos brasileiros consideram poder experimentar e ver antes de comprar, e 58% consideram vantagem não ter que pagar frete.

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Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.