Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Distritos turísticos no Estado de São Paulo

O primeiro deles está localizado entre São Paulo e Campinas

São Paulo será o primeiro Estado do País a ter distritos turísticos, que nada mais são do que áreas delimitadas de acordo com o potencial turístico de cada região. Regulamentado pelo Governo do Estado, o primeiro deles já foi definido e abrange os municípios de Jundiaí, Itupeva, Vinhedo e Louveira, no km 72 da rodovia dos Bandeirantes, todos situados entre São Paulo e Campinas, e próximos ao aeroporto de Viracopos.

Esse perímetro contempla o parque Wet’n Wild e Hopi Hari, o shopping Outlet Premium, o resort Quality Itupeva e o shopping suspenso Serra Azul (em cima da rodovia dos Bandeirantes); exatamente o que é considerado para a criação dos distritos turístico, que leva em conta os atributos naturais, relevância histórica, presença de complexos de lazer, parques temáticos e orla marítima.

E são várias regiões no Estado de São Paulo com potencial para se tornarem distritos turísticos, a exemplo de Olímpia, com seus parques de águas, o Vale do Ribeira e a região central de São Paulo e Serra Azul, com os centros de compras e parques temáticos. O principal objetivo com a criação de distritos turísticos é atrair investimentos privados âncora, fomentar o empreendedorismo e potencializar a vocação turística da região.

O primeiro distrito turístico foi criado nos anos de 1970, o Disney Word, nos Estados Unidos, a cerca de 34 km de Orlando, ocupando as cidades de Lake Buena Vista e Bay Lake. O impacto desse distrito foi tão grande que planos diretores e leis orgânicas foram estabelecidos para transformarem esses trechos em áreas de natureza turística. Atualmente, são mais de 150 distritos turísticos espalhados pela América do Norte.

O que você achou da iniciativa? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.