Campanha para a finalização das obras do Museu do Ipiranga

O objetivo é arrecadar R$ 800 mil até o fim deste ano, e os doadores têm incentivos fiscais

Com abertura prevista para 7 de setembro de 2022, 70% das obras do Museu do Ipiranga já foram finalizadas. Porém, faltam recursos para a sua conclusão. Para isso, foi criada uma campanha de doação para pessoas físicas. A meta é arrecadar R$ 800 mil até o fim deste ano e os nomes dos doadores serão reconhecidos nas instalações do museu. As contribuições podem ser feitas por meio da plataforma Abrace uma Causa; plataforma de doação digital que conecta potenciais doadores a iniciativas de cunho cultural e social.

O processo de doação é simples, a plataforma Abrace uma Causa, https://museudoipiranga.abraceumacausa.com.br, é a responsável por receber os valores e providenciar o depósito, identificado com o CPF do doador, na conta do projeto do museu, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e fornecer um recibo da doação que pode ser usado para dedução no Imposto de Renda de 2022, no caso de doações feitas até 31 de dezembro.

Quem utiliza o modelo completo de declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) pode destinar até 6% do valor devido à instituição, reduzindo as tarifas a pagar ou aumentando o que deve ser restituído. As doações podem ser feitas por cartão de crédito, boleto bancário ou Pix. E para os comerciantes da região foi criada a campanha Empresa Amiga, que oferece benefícios a eles, como descontos em ingressos.

Outra iniciativa que visa conscientizar a importância da preservação do acervo do museu é o game MID – Museu do Ipiranga em Defesa, o qual os participantes podem salvar o edifício e seu acervo de uma inteligência artificial maléfica, de forma virtual, sem sair de casa.

O prédio do Museu do Ipiranga é o mais antigo da cidade, construído às margens do Córrego do Ipiranga em 1890, o edifício se tornou museu em 1895. Desde outubro de 2019, ele passa por obras de restauro, ampliação e modernização, financiadas pela Lei de Incentivo à Cultura.

Você tem interesse em participar? Compartilhe: