Brasileiros passam a valorizar ainda mais os bares, restaurantes e cafés
Para a maioria, a socialização com os amigos fora de casa têm gerado bem-estar e sentimento de felicidade
Ponto de encontro para se relacionar, colocar a conversa em dia, ou simplesmente para fazer as refeições, o setor de bares e restaurantes foi um dos mais afetados pelas medidas de restrições adotadas durante a pandemias, e os brasileiros sentiram os impactos. Tanto que pelo relatório da International Alliance for Responsable Drinking (IARD), 71% disseram que o fechamento desses estabelecimento teve efeito negativo em suas vidas e 74% passaram a valorizá-los ainda mais em seu dia a dia.
O relatório global teve a participação de mais de onze mil entrevistados, de dez países. Na média global, 66% concordam que o bem-estar social e mental da população sofreu impacto e 45% reconhecem efeitos negativos diretos em sua saúde com o fechamento dos estabelecimentos. Além disso, 57% passaram a valorizar ainda mais a contribuição do setor em sua saúde e 22% avaliam que os estabelecimentos evitam a solidão.
No Brasil, a pesquisa constatou que a retomada do funcionamento desses estabelecimentos e a socialização com os amigos fora de casa têm gerado bem-estar e sentimento de felicidade para 40% dos brasileiros. E 33% disseram que bares, cafés e restaurantes oferecem espaços significativos para as pessoas se reconectarem com outras a seu redor e evitarem a solidão.
O levantamento ainda revela que para 80% dos brasileiros as medidas restritivas melhoraram a experiência nesses estabelecimentos e as três exigências mais importantes dos frequentadores foram atendidas: 57% consideram que houve melhorias nos padrões de limpeza, 54% disseram que há mais ventilação e para 40%, houve melhorias nas instalações ao ar livre.
O fechamento desses estabelecimentos teve impacto na sua vida? Compartilhe:
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.