Vendas de Natal

Levantamento da FCDLESP mostra um cenário mais otimista para este ano, com um crescimento de 5%

Pela pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), com a participação das principais CDLs do Estado, as vendas de Natal devem ter um crescimento em torno de 5%. A estimativa é de que, somente no Estado de São Paulo, sejam injetados R$ 40 bilhões na economia. Os principais fatores que colaboram para essa expectativa otimista dos lojistas são o pagamento do 13° salário, o avanço da vacinação no estado e a flexibilização do comércio

O Natal é a principal data para o varejo e de acordo com a pesquisa da FCDLESP, 77% dos consumidores pretendem ir às compras nesse período. Por outro lado, ainda que o Natal seja uma data em que os consumidores costumam presentear, a alta da inflação e desemprego em todo País podem diminuir a confiança do consumidor.

Sobre o comportamento do consumidor, mesmo com a alta demanda que o e-commerce tem apresentado na data nos últimos anos, a Federação acredita que o volume de vendas será equilibrado entre lojas físicas e online, sendo que os shoppings devem receber 40% do volume de vendas do Estado.

Os setores que mais devem apresentar bom desempenho serão o de vestuário e calçados e, em seguida, o setor de eletroeletrônicos. A pesquisa também identificou que o varejo finaliza o ano com boas expectativas e resultados otimistas. Com o constante avanço da vacinação, os lojistas acreditam que 2022 deve ser o ano da efetiva retomada econômica do varejo.

Você já fez as suas compras de Natal? Compartilhe:

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.