Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Plano Diretor de São Paulo é adiado para 2022

A ação foi bem-vista pelas organizações e movimentos sociais

O Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo (PDE) é a lei que determina as regras e os incentivos de desenvolvimento urbano da cidade. Por um projeto de lei, isso se daria até o final deste ano e excepcionalmente por conta da pandemia, a Prefeitura de São Paulo disponibilizou a plataforma digital Plano Diretor SP para que todos pudessem participar nos debates da revisão. Agora, a previsão da proposta de revisão do Plano Diretor vai até 31 de julho de 2022.

Originalmente, o projeto proposto pela Prefeitura não limitava o prazo em 2022, de forma que as revisões pudessem ser feitas ao longo do ano. Na avalição da Frente São Paulo Pela Vida, entidade que representa cerca de 500 organizações e movimentos sociais, esse prazo de sete meses é insuficiente para garantir uma participação popular nos debates da revisão e em comunicado, sem “sequer apresentar um cronograma da revisão ou até mesmo considerar o debate sobre metodologia”.

Um dos motivos do adiamento foi a suspensão judicial de um contrato de assessoramento e consultoria firmado com a Fundação para o Desenvolvimento da Engenharia (FDTE). A Justiça entendeu que a organização havia sido contratada sem licitação, por R$ 3,5 milhões, o que impactou nos trabalhos de avaliação dos resultados do atual Plano Diretor, como consta em matéria publicada pelo Estado de São Paulo.

O Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo (PDE) foi criado em 2014 e tem validade até 2029, mesmo assim, pela própria lei que o criou,
ele passaria por uma revisão das suas estratégias e diretrizes neste ano.

O que você achou do adiamento? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.