Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Previna-se contra o Aedes aegypti

Pequenos cuidados em casa evitam a proliferação do mosquito

As chuvas de verão são um prato cheio para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. Somente no ano passado, o Estado de São Paulo registrou alta de 5.089% de casos de chikungunya em comparação com 2020, segundo dados da Secretaria do Estado da Saúde. Pelos levantamentos, cerca de 80% dos criadouros estão em residências, portanto, o combate ao Aedes aegypti é uma tarefa coletiva e contínua.

São vários os cuidados que devemos ter semanalmente para evitarmos focos do mosquito, que vão além de inspecionarmos potes, vasos, bacias e outros recipientes que podem acumular água, como também, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo.

Atenção para a caixa d’água, que deve estar limpa e vedada corretamente, e evitar que a laje e calhas acumulem água da chuva. E também para os ralos de banheiros, de edículas e do quintal. A orientação é despejar nos ralos cloro, desinfetante ou sal grosso, de duas a três vezes por semana. O ideal é colocar, em cada ralo, meio copo (do tipo americano) do produto, ou uma colher de sopa de sal grosso.

Já nos ralos onde o uso é frequente, por receberem o sabão em pó, o detergente e o sabonete usado no banho, na louça e na máquina de lavar, dificilmente haverá focos do mosquito, mesmo assim, o indicado é usar uma tampa abre-fecha ou cobrir com o tapete.

Você tem outras dicas? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.