Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Índice de confiança é publicado pelo BID

Entre os latino-americanos, os brasileiros são os que menos confiam nas pessoas

Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostrou que, na média mundial, 25% das pessoas confiam umas nas outras. Entre os países ricos que compõem a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) esse percentual é maior, de 41%. No entanto, entre os latino-americanos, ele cai para 12,6% e mais ainda no nosso país, onde apenas 4,69% dos brasileiros acreditam uns nos outros.

O estudo analisou correlações entre a confiança e questões como níveis de produtividade, inovação e formalização do mercado de trabalho. Entre as constatações, o nível de confiança é maior em países com maior desenvolvimento econômico e humano, e quanto maior o descrédito, pior são as questões econômicas e sociais.

Além disso, o baixo índice de confiança dos latino-americanos, incluindo o dos brasileiros, está contribuindo para o baixo desenvolvimento econômico e social da região. E a desconfiança não é somente em relação às pessoas, mas também quando ao assunto é governos e instituições.

Tanto que pelo estudo, 29% dos latino-americanos têm confiança no governo, percentual que é de 44% no mundo e de 38% nos países ricos. A América Latina também tem menor segurança em instituições, como o sistema judicial e nos militares e nas eleições. Pelo estudo, a fé no estado de direito é tida por 44,8% dos latino-americanos. No mundo, por 50,8%, e entre os países da OCDE, o percentual ficou em 86,12%.

Qual é o seu índice de confiança nos outros? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.