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Faixa exclusiva para motociclistas

Projeto começa na Avenida 23 de maio, dando certo, ele se expandirá para outras vias da cidade

Quem circula pela Avenida 23 de Maio sabe muito bem o quanto é desafiadora a convivência entre motoristas e motociclistas ao longo do seu percurso. Agora, a via ganhará uma faixa azul, uma delimitação pontilhada no asfalto, sinalizando onde os motociclistas devem circular. O percurso abrange desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário João Jorge Saad (Cebolinha), sentido Santana/Aeroporto.

Ao todo, são apenas seis quilômetros de faixas para o sentido bairro, entre as duas faixas da esquerda, e o projeto mantém os quatro corredores originais e uma via exclusiva para ônibus, que será reduzida em dois metros. Apesar do uso da faixa não ser obrigatório, ela é uma tentativa da Prefeitura para tentar reduzir os acidentes.

Entre 2018 e 2020, os sinistros envolvendo motocicletas na capital paulista custaram cerca de R$ 2,1 bilhões aos cofres públicos. A cidade de São Paulo tem uma frota de 1,3 milhão de motos, o que representa 16% do total. Segundo a CET, 40% dos acidentes graves envolvem motos.

Essa não é a primeira iniciativa em São Paulo, a exemplo das faixas preferenciais para motociclistas que havia na avenida Sumaré, até 2013, e na rua Vergueiro. A diferença é que agora ela foi implementada no segundo corredor da Avenida 23 de Maio, a mais utilizada pelos veículos de duas rodas.
Caso o projeto seja bem sucedido, outras vias deverão ganhar faixas exclusivas para motos, como as marginais Tietê e Pinheiros.

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Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.