Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Muita calma nessa hora

Ao sair de casa, respire fundo e não deixe o trânsito te abalar

A volta às aulas só intensificou problemas que a cidade de São Paulo sempre enfrentou, o trânsito pesado e os congestionamentos. Aliado a isso, a falta de respeito por parte dos motoristas chega a ser bizarra. Muitos simplesmente param onde querem, alguns nem dão seta e, ainda, motoboys trafegam como se não houvesse o amanhã. Dirigir em São Paulo é um ato de coragem e de muita paciência, ainda mais neste calor de verão. Xingar e se estressar não levam a nada, mas às vezes, isso foge do controle.

Não há nada mais irritante do que dirigir pelas grandes avenidas ao som das buzinas intermitentes dos motoboys, o que infringe o artigo 277 do Código de Trânsito, mas quem é que fiscaliza? Por outro lado, há de se entender que eles também sofrem com os motoristas desatentos que trocam de faixa sem olhar para os lados ou nem sempre lembram-se de sinalizar com a seta.

Além disso, os semáforos de São Paulo continuam como eles sempre foram, dessintonizados, o que é uma das principais causas de congestionamentos nas vias. E isso em plena era digital, em que muitos comandos podem ser simplesmente programados e acionados a distância.

Chama também a atenção a quantidade de buracos nas ruas da cidade. Muitos deles são impossíveis de serem desviados, ainda mais quando se faz uma curva para entrar em uma rua e lá está ele. Problemas que São Paulo sempre enfrentou, mas parece que tem piorado, não só pela volta às aulas, mas pela falta de educação e respeito ao próximo.

Você acha que o trânsito na cidade piorou? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.