Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Saúde mental

Um tema cada vez mais em voga e que afeta toda a sociedade. No Brasil alguns números são alarmantes

De alguma forma, a pandemia afetou a todos. Muitos perderam familiares, amigos ou ficaram doentes, e o isolamento social aumentou o estresse de forma generalizada, tanto que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no primeiro ano da pandemia de covid-19, aumentou em 25% a prevalência global de ansiedade e depressão. Não é de hoje que o tema Saúde Mental está em voga, em 2020, por exemplo, o volume de buscas no Google para o termo aumentou 98%, mas ele se tornou primordial.

Também de acordo com a OMS, o Brasil é considerado o país com maior número de pessoas ansiosas do mundo, o segundo mais estressado, e o quinto mais deprimido. Atualmente, cerca de R$ 210 bilhões são perdidos anualmente pela falta de diagnóstico e tratamentos necessários para o combate à depressão, e a saúde mental é a terceira maior causa de afastamentos no trabalho.

Os dados são alarmantes e mostram também que muitos relutam em buscar ajuda. Ainda existe preconceito quando se fala em depressão, quando na verdade ninguém está imune a ela. E as razões para buscar ajuda podem ser as mais diversão. Para ser ter uma ideia, no ano passado, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) fez uma pesquisa para identificar as causas de procura para consulta.

As principais delas foram: luto, ansiedade, depressão, estresse pós-traumático em casos de recém doentes, abuso de drogas e álcool e a Síndrome de Burnout. A pesquisa também mostrou que 59% de seus psicólogos associados tiveram aumento de mais de 20% em atendimentos durante a pandemia, sendo que 69,3% destes pacientes já teriam recebido alta e retornado, nos casos de pacientes ainda em tratamento, os profissionais afirmaram que 83% dos pacientes tiveram agravamento de seu quadro.

Em São Paulo, uma das inciativas é o Rede Sampa – Saúde Mental Paulistana, um projeto da EMS (Escola Municipal de Saúde) por meio de parceria entre Ministério da Saúde e Prefeitura de São Paulo. Quinzenalmente, lives são apresentadas com foco na saúde mental, no YouTube.

Como você cuida da sua saúde mental? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.