Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Crônica 8181

Acabo de escrever a crônica 8181. Não é pouco, mas não é por isso que ela deve ser comemorada. Oito mil cento e oitenta e uma crônicas é número para ninguém colocar defeito. É o resultado de 32 anos de textos diários, levados ao ar pela Rádio Eldorado.

Os temas variam de uma ponta a outra do dicionário, ou do livro de história, ou da linha da vida. Tanto faz. Escrever é cachaça e eu sou viciado.

Cada crônica é uma crônica, uma passagem, um flash, estouro de lâmpada num quarto escuro, lanternas do celular procurando debaixo da cama. As histórias seguem em frente, em textos curtos, fotos três por quatro, tiradas na emoção dos dias, na florada das árvores, no trânsito insensato, nos números que têm significados mágicos e podem ser ou não ser, quem sabe é o destino.

Crônica 8181, numerologicamente, dentro dos meus pequenos conhecimentos, a soma é mágica. Dá 18, o número cabalístico da perfeição do Universo, o encontro das paralelas no final dos tempos.

Nave que decola rumo ao cosmos, para voar muito além do sistema solar, para lá de Andrômeda ou de outra galáxia mais distante, até se perder no meio de um sol muitos milhares de anos luz para lá.

Crônica 8181, nove duas vezes e mais uma na soma dos quatro números. Depois dela virá a crônica 8182, e a seguinte, e a seguinte, como antes vieram algumas mil para fechar no número mágico 8181 e me fazer pensar nos imponderáveis da vida, como se não tivesse antes, nem depois e tudo se resumisse à 8181, na crônica, no tempo que passa, nas noites escuras e nas madrugadas que fazem pensar na gente.

Tudo começou num ato de vontade, depois na crônica número um. E nas seguintes e nas que vieram depois e depois, até chegar no dia de hoje, e no espanto do número… 8181. 

___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.