Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O Brasil está queimando

Socorro! O Brasil está queimando! De norte a sul, da Amazônia ao Paraná, o Brasil está queimando. E o fogo já ameaça áreas urbanas, casas onde as pessoas moram e que agora correm o risco de serem devoradas pelas chamas.

O quadro é paulistano. A Serra da Cantareira é um exemplo, o fogo chegou e mostrou a que veio. Mais que paulistano, é paulista, democraticamente. O interior do estado está debaixo de uma nuvem de fumaça que se soma à poluição e chega a comprometer voos e aeroportos.

O Pantanal segue firme, comido pelas chamas que não dão trégua e se espalham, engolindo fauna e flora. A Amazônia, além da seca que transformou o gigante Solimões num regato, sente a fúria do fogo em Rondônia e outras áreas cada vez maiores, consumidas e transformadas em carvão.

Brasília, depois de chegar a ter sete por cento de umidade relativa do ar, impotente, viu sua famosa floresta ser queimada como fogo em lareira que recebe lenha seca para esquentar uma noite fria de inverno.

Minas Gerais vê seus parques serem destruídos. Goiás não fica atrás. E assim uma imensa área do território nacional sente na veia os efeitos da maior estiagem dos últimos 80 anos e as consequências dos incêndios que consomem a vegetação do país.

O apavorante é que parte desses incêndios teve na origem ação humana. Alguns por irresponsabilidade de gente que joga bituca de cigarro pela janela do carro. Outros causados por agricultores que decidiram limpar os pastos tocando fogo no capim. E outros, estes apavorantes, ateados deliberadamente por criminosos que devem ser perseguidos, presos e condenados a décadas de prisão, acusados de homicídio, organização criminosa e crime contra a humanidade.       

___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.