Um cartão de crédito por semana
Enquanto você vaia ou vibra com a eleição avassaladora de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos, as ameaças contra você e sua saúde crescem, nas tempestades que se tornam mais fortes e mais frequentes, nas incertezas do mundo, nos assaltos e assassinatos, nos feminicídios e na sua comida, até aquilo que você come, mas não sabe que come.
Isso mesmo. Você come dezenas de substâncias que você não faz ideia sequer que existam, mas que estão entranhadas na salada, nas frutas, no bife, na costela de tira, no macarrão e até na água mineral que você bebe porque é mais pura do que água da SABESP.
Estudos feitos pelas mais variadas instituições dão conta de que os peixes estão contaminados com remédios, pílulas anticoncepcionais e até cocaína. Não, não são apenas os peixes deste ou daquele rio ou braço de mar. Peixes estudados ao redor do globo apresentam altas taxas de contaminação, inclusive por microplásticos.
Microplásticos que se espalham por todas as partes: areia das praias, alto dos montes e por aí a fora, fazendo companhia para as toneladas de fezes humanas que contaminam o alto do Everest.
Não tem jeito. Antibióticos que você nunca sonhou em usar estão no seu corpo, ingeridos nos churrascos de fim de semana, nos banquetes ou na comida por quilo do bar da esquina.
Você come de tudo, tanto faz se você gosta. A dieta é tão rica que um estudo publicado por fonte confiável dá conta de que a quantidade de microplástico que nós comemos equivale a um cartão de crédito por semana. Isso mesmo, você come 52 cartões de crédito por ano. Tanto faz se você tem crédito em banco ou faz pix, no final do ano você engoliu microplástico equivalente a 52 cartões de crédito. Haja saúde!
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.