Papai Noel não existe?
Tem gente que acredita em Papai Noel, tem gente que não acredita em Papai Noel. Da mesma forma, tem gente que acredita que a Terra é plana e que vacina faz mal. Tudo bem, cada um acredita no que quiser, até que a Coréia do Norte é uma democracia e que os americanos são bonzinhos e vão transformar a Síria numa nação pacífica e a Faixa de Gaza no Jardim das Maravilhas.
Vale tudo. É assim porque é assim. Se o mundo tivesse harmonia e boa vontade, as coisas teriam outro ritmo e outro final, bem mais feliz. Mas não tem. Então o jeito é tocar em frente com o que temos, rezando para nenhum maluco decidir testar os limites.
“Viver é muito perigoso”. Não é meu, é de Guimarães Rosa, no “Grande Sertão Veredas”. É verdade e precisa ser permanentemente relembrado para não acabar mal ou, como diz o próximo, com a boca cheia de formiga.
Se Papai Noel não existe, quem é o velhinho sentado na cadeirona vermelha no shopping center? Aliás, ele não só existe como são muitos. Ou os shoppings descobriram uma forma economicamente viável de aprimorar a arte de clonar e a utilizam, com enorme sucesso, faz muitos anos.
Ninguém nunca viu um Papai Noel com uma metralhadora na mão ou correndo com o celular roubado rua a fora. Também ninguém nunca viu o velhinho chutando a cabeça de um cidadão caído numa estação de Metrô.
É verdade, um trenó puxado por renas sem asas não pode voar. Mas e se o trenó fosse puxado por drones introduzidos no Polo Norte séculos atrás por uma espaçonave extraterrestre?
São perguntas sem respostas, que só reforçam a certeza de que há mais coisa entre Papai Noel e você do que compreende sua vã filosofia.
Não, a Terra não é plana. Como eu sei? Tem fotografia! Mas que Papai Noel não existe é você quem está afirmando…
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.