1.100 quilômetros e contando

No dia 18 de junho a cidade de São Paulo enfrentou um congestionamento de mais de 1.100 quilômetros. É quilômetro para ninguém colocar defeito, mais do que a distância rodoviária entre São Paulo e Brasília. Máquina de fazer doidos, o congestionamento paulistano cresce em volume e intensidade nas vésperas de…

Continuar lendo

A vacinação vai mal

O Brasil já foi famoso pelas campanhas de vacinação que atingiam mais de 90% do público-alvo. O boneco Zé Gotinha, do SUS, ficou famoso, chamando o público para entrar nos postos de saúde para ser vacinado. Dia de vacinação era dia de festa. Mães zelosas levavam seus filhos pequenos no…

Continuar lendo

A cidade em perigo

A cidade de São Paulo corre um grande perigo. Querem acabar com a lei da Cidade Limpa, que tirou um amontoado de anúncios de todos os jeitos e tipos das ruas. Grande legado do governo Gilberto Kassab, a lei da Cidade Limpa resgatou a cidade da poluição visual alucinada que…

Continuar lendo

Frio é bom e é ruim

[Crônica de 20 de junho de 2004] De dia, frio é um desastre. Pouca coisa é mais desagradável do que sentir a orelha gelada, o nariz pingando, os olhos ardendo por causa da poluição. Mas a coisa vai além, e dependendo de onde estamos, a mão segura mal a caneta…

Continuar lendo

O ipê roxo e o vizinho que quer cortá-lo

[Crônica de 05 de julho de 2002] O Butantã tem algumas árvores lindas espalhadas pelas ruas e pelos jardins das casas. São árvores brasileiras e importadas, numa bagunça ordenada naturalmente, sem qualquer critério humano, mas formando um conjunto harmonioso que atrai pássaros de todos os tipos, inclusive gaviões pinhé, atrás…

Continuar lendo

Saudade do passado

Tem gente que diz que tem saudades do passado. Pode ser, mas com certeza o passado que ela lembra não é o passado como ele de fato aconteceu. É a grande vantagem do passado, nos lembramos dele como queremos e não como ele efetivamente foi. Minha prima Maiá, numa conversa…

Continuar lendo

Mudando de cara

[Crônica de 15 de junho de 2005] Devagar, com jeito de quem não quer nada, num trabalho constante, mais por conta da população do que dos governos, a cidade de São Paulo vai mudando de cara, recuperando áreas que já foram importantes, mas que estavam mais ou menos deterioradas. Experiências…

Continuar lendo

O bom é o centro

Entre a esquerda e a direita, o melhor é ficar no cento, no bom e velho centro que a esquerda e a direita tentam demonizar, mas que é o lugar onde o brasileiro sempre se refugiou nas horas mais complicadas da história da pátria. A esquerda é a esquerda e…

Continuar lendo

Carro elétrico é tudo isso?

O futuro do automóvel é o carro elétrico. Será que essa verdade é tão definitiva assim? Será que é por aí que indústria vai tocar em frente, substituindo o petróleo pela energia limpa, gerada por baterias de lítio? Aqui vem a primeira pergunta: será que as baterias de lítio não…

Continuar lendo

Roberto de Cerqueira César

[Crônica de 2 de junho de 2003] No dia 25 de junho de 2003 o Brasil ficou mais pobre e São Paulo perdeu um homem muito especial. Morreu o arquiteto Roberto Cerqueira César, uma pessoa fundamental para o ordenamento físico da cidade nos últimos 40 anos. Formado pela escola Politécnica…

Continuar lendo