Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A violência correndo solta

As autoridades fazem cara de paisagem, como se não estivesse acontecendo nada, mas está e o que acontece é extremamente sério. A violência está correndo solta em todo o país.

O melhor exemplo de que perdemos o controle é o chute dado na cabeça de um juiz, que já estava caído no gramado, por um jogador enraivecido, num jogo de futebol da segunda divisão do Rio Grande do Sul.

O Brasil vive um momento em que todos acham que podem tudo e que para ser Roy Rogers basta sacar sua pistola 9 milímetros comprada de ocasião e tudo bem, é só meter bala para todo lado.

A violência está comendo solta em toda as estatísticas divulgadas pelas Secretarias de Segurança Pública sérias. O aumento da criminalidade, de forma geral, é uma tendência e vai se consolidando mês a mês, com a crueldade dos bandidos surgindo como marca registrada do novo momento.

Não, não é o novo cangaço em Araçatuba ou outras cidades invadidas no atacado. O dado apavorante é o aumento da maldade gratuita, do tiro dado sem a vítima reagir, da coronhada na cabeça, do assassinato da mãe na frente do filho ou do marido na frente da mulher, por nada que justifique tirar a vida de alguém. É de graça, mesmo.

Os assaltos a residências não só estão aumentando como a brutalidade empregada sem resistência das vítimas vai se tornando sua marca registrada.

O número de latrocínios sobe constantemente, não porque o assalto não deu certo, mas porque o bandido tem prazer em matar.

Na base do desenho está a crise que assola milhões de brasileiros, que joga dezenas de milhares de pessoas nas ruas e deixa outros milhões nas portas da fome. Enquanto isso, parte dos políticos estuda formas de aumentar a sua poupança, pouco se lixando para quem o elegeu.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.