Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Novos apps de serviços públicos

Na palma da mão, 190 SP e Bombeiros Emergência 193 oferecerão mais agilidade nas solicitações

Acionar serviços da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, sem ligação de voz e por meio do celular, será uma realidade em São Paulo. Na quarta-feira passada (5/1), o governo de São Paulo lançou os aplicativos 190 SP e Bombeiros Emergência 193. O aplicativo Bombeiros Emergência 193 já está disponível em versão de testes para download nos sistemas Android e iOS. O 190 SP estará disponível em breve.

Ambos os aplicativos poderão ser utilizados de forma gratuita e diretamente do celular, basta apenas fazer um pré-cadastro com informações como nome completo, CPF, telefone e e-mail para validação do cadastro, e as solicitações podem ser feitas logo em seguida. Em coletiva à imprensa, o secretário-executivo de Segurança Pública do Estado de São Paulo, coronel Alvaro Camilo, falou sobre as vantagens.

“Ele (o solicitante) não precisa falar e, mais importante ainda, não vai passar pelo sistema de triagem 190. Outra vantagem, é que os aplicativos poderiam inibir a prática de trotes, uma vez que, a partir do momento em que o usuário aceita os termos e se cadastra nos aplicativos, ele compartilha sua geolocalização”, afirmou,

A iniciativa é a primeira do Brasil. “Os aplicativos são mais um canal rápido e eficiente para o atendimento emergencial de qualquer cidadão de São Paulo que queira acionar a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Essa é uma iniciativa inédita, inovadora e a primeira que se realiza no Brasil”, disse o governador, João Doria.

Por enquanto, os aplicativos oferecem uma quantidade limitada de serviços atendidos. O objetivo é torná-los mais abrangentes em breve, inclusive possibilitando enviar fotos para comprovar as solicitações.

O que você achou da iniciativa? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.