Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Nem sempre

Nem sempre o que parece que é, realmente é. Pode ser que sim, pode ser que não. Tudo depende de forças desconhecidas, vindas em ondas, sabe Deus de onde ou por quê.

Antes é cedo, depois é tarde. A hora é a hora. Se o carro saísse um minuto antes ou a vítima um minuto depois, o atropelamento não aconteceria, mas ele acontece. Ele tem que acontecer porque está definido que será assim. Mas nós não temos acesso a quem define. Então, não tem como mudar a regra do jogo. É aceitar e tocar em frente. Às vezes é bom, outras nem tanto.

Não deveria ser permitido os filhos morrerem antes dos pais, mas acontece. Ainda que sendo a inversão absurda da ordem natural das coisas, acontece. E não tem explicação.

Como não tem explicação tanta coisa que acontece, sem interferência, sem necessidade, sem lógica. Simplesmente acontece, porque é assim que está escrito e é assim que é.

Mas nem sempre a notícia é ruim. Da mesma forma que pode pegar pesado, pode pegar leve, ser bom, ser gostoso, dar uma enorme alegria num momento improvável.

Quem somos nós para desafiar o destino? As cartomantes, os leitores de tarô, os intérpretes dos sinais, eles podem saber mais do que nós, mas também erram. Se não, todos estariam ricos porque seria fácil ganhar na loteria. 

A vida é uma estrada difícil, com buracos onde podemos cair e perder a direção. Não só porque as tentações chamam, mas porque estamos na hora errada, no lugar errado e a bala perdida passa onde estamos, no momento em que estamos. Uns viram a cabeça e a bala só acerta a orelha, outros não viram e a bala vara a cabeça de lado a lado.

___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.