Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O Jequitibá não se entrega

[Crônica de 10 de fevereiro de 1998]

No final do ano passado tentaram matá-lo. Num incêndio assassino, sem pé nem cabeça, um ou vários vândalos colocaram fogo no oco do seu tronco. O que leva alguém a cometer uma sandice deste calibre é tão incompreensível quanto o que leva alguém a atirar gratuitamente na cabeça de uma mulher grávida.

Durante dias ele queimou, mobilizando gente de toda a região, mal equipada para combater o fogo, mas disposta a não desistir enquanto as chamas não fossem dominadas.

Bombeiros, homens, crianças e mulheres se uniram no esforço hercúleo mas quase sem esperança de salvá-lo. O importante era lutar. Lutar contra o fogo e contra a burrice que acha graça em atear fogo no tronco de uma árvore milenar.

A mesma burrice que destrói as placas das estradas, que briga nos estádios de futebol, que acha que existe gente melhor do que a outra.

A luta contra o fogo que consumia o Jequitibá de Carangola era a mesma luta que há milênios coloca o bem frente ao mal e que exige do homem a sua participação para que a luz se espalhe e o novo tempo traga uma era de paz.

Era que poderia estar próxima, mas que se afasta em ações como esta e tantas outras que mostram o desencontro das pessoas neste final de milênio, quando a vida nunca foi tão fácil e tão longa, nem tão dura e tão louca.

Depois de esforços sem tamanho, depois de atos da maior grandeza, praticados por gente humilde e anônima, que queria somente salvar a árvore, o fogo da barbárie que comia o tronco gigantesco foi dominado.

O que ninguém sabia é se o Jequitibá teria forças para reerguer-se, para ser de novo uma árvore saudável e viver sua calma vida de árvore no interior de Minas Gerais.

E eis que ele volta a ter brotos. Volta a vida como se Guimarães Rosa tivesse escrito; “sapo não pula por boniteza, mas por precisão”, pensando nele, antevendo o futuro e a vitória do Jequitibá.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.