As paineiras floridas
Você já deve ter percebido que as paineiras estão florindo. Mas elas estão fazendo isso antes da hora. As paineiras não florescem antes da Páscoa. Elas não invadem o campo das quaresmeiras. As paineiras são educadas demais para isso.
Então o que levou as paineiras a furarem a sequência das floradas? Se não é implicância, há de haver algum motivo muito sério por trás de uma ação tão inusitada.
Tem gente metida a botânica, mas mais familiarizada com a mineralogia, que afirma que a base é o El Niño e outros fenômenos que estão mudando o clima e por isso as floradas estão mudando de momento.
Não é por aí. O que está em jogo é a felicidade nacional, a paz social e a possibilidade do brasileiro voltar a ser feliz.
É isto que está motivando as plantas em geral e as paineiras em particular. Elas querem ver o país voltar a caminhar pra frente, se dar bem, produzir, gerar riqueza e permitir que a população melhore seu padrão de vida.
A polarização exacerbada horroriza quem tem um mínimo de sensibilidade, apavora os seres civilizados, assusta as aves, espanta as capivaras e deixa o mundo vegetal consternado.
Por isso as floradas este ano estão fora de prumo ou acontecendo mais rapidamente do que o normal. As plantas querem ajudar o brasileiro a redescobrir a poesia, falar de amor, estender a mão e encontrar outra mão.
As flores estão aí para ver se conseguem fazer os brasileiros terem um pouco de bom senso.
Você pode se interessar:
As paineiras são árvores especiais, com floradas especiais. Antecipando seu momento elas querem chamar atenção para a estupidez dos excessos, contra o acerto bom e a felicidade da moderação.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.
Ouça esse conteúdo: