O céu de inverno
Qual o céu mais bonito do ano? Não sei. Todo céu pode ser belo, independentemente da data. Cada um tem suas características e não há como confundi-los. Verão é verão, outono é outono, primavera é primavera e inverno é inverno.
Cada um gera um céu de um jeito, por conta de movimentos climáticos que fazem isso ser assim e aquilo se de outro jeito.
Por exemplo, a poluição prefere os meses de inverno. Já as tempestades preferem os meses de verão e isso faz uma enorme diferença nas condições do céu.
O céu do outono é o mais profundo. O da primavera tem mais nuvens brancas. E por aí vamos, cada um na sua, sem exigir nada dos outros, nem criar qualquer competição.
Todos sabem seu valor e se esmeram apenas em fazer o mais bem feito possível, porque esta é a nossa verdadeira razão de ser.
Então dizer agora que o céu de inverno é o mais bonito de todos é só porque é inverno e o céu que estamos vendo é o dessa estação.
De qualquer forma, alguns dias de inverno têm um céu da gente parar o carro e ficar olhando.
Azul infinitamente intenso, mas ao mesmo tempo transparente, eles atingem a perfeição da cor buscada pelos pintores impressionistas.
E se além do azul ainda tem um ou dois rabos de galo cortando o céu, a cena se transforma em pintura, em arte dos anjos, para mostrar que diante do talento da natureza nós somos muito pequenos.
Cada dia é único. Mas ele não perde as características da sua estação, assim, como ainda estamos no começo da temporada, é de se esperar vários dias no tom do azul do inverno para alegrar nossas vidas.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.