Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O céu de inverno

Qual o céu mais bonito do ano? Não sei. Todo céu pode ser belo, independentemente da data. Cada um tem suas características e não há como confundi-los. Verão é verão, outono é outono, primavera é primavera e inverno é inverno.

Cada um gera um céu de um jeito, por conta de movimentos climáticos que fazem isso ser assim e aquilo se de outro jeito.

Por exemplo, a poluição prefere os meses de inverno. Já as tempestades preferem os meses de verão e isso faz uma enorme diferença nas condições do céu.

O céu do outono é o mais profundo. O da primavera tem mais nuvens brancas. E por aí vamos, cada um na sua, sem exigir nada dos outros, nem criar qualquer competição.

Todos sabem seu valor e se esmeram apenas em fazer o mais bem feito possível, porque esta é a nossa verdadeira razão de ser.

Então dizer agora que o céu de inverno é o mais bonito de todos é só porque é inverno e o céu que estamos vendo é o dessa estação.

De qualquer forma, alguns dias de inverno têm um céu da gente parar o carro e ficar olhando.

Azul infinitamente intenso, mas ao mesmo tempo transparente, eles atingem a perfeição da cor buscada pelos pintores impressionistas.

E se além do azul ainda tem um ou dois rabos de galo cortando o céu, a cena se transforma em pintura, em arte dos anjos, para mostrar que diante do talento da natureza nós somos muito pequenos.

Cada dia é único. Mas ele não perde as características da sua estação, assim, como ainda estamos no começo da temporada, é de se esperar vários dias no tom do azul do inverno para alegrar nossas vidas.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). É provedor (presidente) da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.