Bolsonaro Uber Alles
Não sei se é bom ou se é ruim e aqui não é o espaço para esta discussão. O fato concreto, confirmado pelas pesquisas, é que a aprovação do Presidente Bolsonaro está na casa dos 40% e sua rejeição nos 29%.
Quer dizer, neste momento, entre mortos e feridos, ele é com certeza o grande favorito para ganhar a eleição de 2022.
Leia também: Falta saber se calar
Pandemia, incêndios na Amazônia, desmatamento, incêndios pelo Brasil inteiro, problemas no Ministério da Educação, problemas no Ministério da Saúde, histórias mal contadas, etc., nada disso abalou a fé do brasileiro numa ajudinha de custo no final do mês.
O auxílio emergencial explica muito da aprovação do Presidente. Nada que não tenha acontecido no passado… que o diga o Bolsa Família que catapultou o PT para índices inimagináveis, que aos poucos vão sendo comidos vivos pelos novos índices do presidente atual.
Política é para profissional e, como dizia Winston Churchill, não é moral ou imoral, é amoral.
O Brasil não é para amadores. O Presidente Bolsonaro descobriu isto faz alguns anos. E descobriu também que as redes sociais são muito mais eficientes do que programas de televisão ou comícios em praça pública. Por isso usa as redes sociais com muito mais competência e profissionalismo do que todos os outros políticos brasileiros juntos.
O resultado é que, mesmo com muita coisa conspirando contra ele, ele está em patamares inéditos, e sua aprovação atual, se não houver nenhum acidente de percurso, o coloca como grande favorito para 2022.
Leia também: Ruim em relação a quê?
O fenômeno é reconhecido por gente tarimbada, inclusive adversários dele. São quase unânimes em dizer que ele consegue, de forma atabalhoada e grossa, alcançar positivamente os públicos que lhe interessam. Como política é voto na urna, ele está certo. É ler as pesquisas.
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.