Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Bolsonaro Uber Alles

 

Não sei se é bom ou se é ruim e aqui não é o espaço para esta discussão. O fato concreto, confirmado pelas pesquisas, é que a aprovação do Presidente Bolsonaro está na casa dos 40% e sua rejeição nos 29%.

Quer dizer, neste momento, entre mortos e feridos, ele é com certeza o grande favorito para ganhar a eleição de 2022.

Leia também: Falta saber se calar

Pandemia, incêndios na Amazônia, desmatamento, incêndios pelo Brasil inteiro, problemas no Ministério da Educação, problemas no Ministério da Saúde, histórias mal contadas, etc., nada disso abalou a fé do brasileiro numa ajudinha de custo no final do mês.

O auxílio emergencial explica muito da aprovação do Presidente. Nada que não tenha acontecido no passado… que o diga o Bolsa Família que catapultou o PT para índices inimagináveis, que aos poucos vão sendo comidos vivos pelos novos índices do presidente atual.

Política é para profissional e, como dizia Winston Churchill, não é moral ou imoral, é amoral.

O Brasil não é para amadores. O Presidente Bolsonaro descobriu isto faz alguns anos. E descobriu também que as redes sociais são muito mais eficientes do que programas de televisão ou comícios em praça pública. Por isso usa as redes sociais com muito mais competência e profissionalismo do que todos os outros políticos brasileiros juntos.

O resultado é que, mesmo com muita coisa conspirando contra ele, ele está em patamares inéditos, e sua aprovação atual, se não houver nenhum acidente de percurso, o coloca como grande favorito para 2022.

Leia também: Ruim em relação a quê?

O fenômeno é reconhecido por gente tarimbada, inclusive adversários dele. São quase unânimes em dizer que ele consegue, de forma atabalhoada e grossa, alcançar positivamente os públicos que lhe interessam. Como política é voto na urna, ele está certo. É ler as pesquisas.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). É provedor (presidente) da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.