O Brasil lidera o ranking de usuários de mídias sociais
Em 2020 foram 24,4 bilhões de interações no Facebook, Instagram e Twitter de marcas, publishers e influenciadores
No ranking mundial, nós somos a população que tem a maior penetração em usuários únicos no mundo em mídias sociais e o segundo em minutos, perdendo apenas para o México. A constatação é de um estudo da Comscore sobre o uso das redes sociais no Brasil durante 2020. Entre as mídias sociais, o Instagram é a plataforma com maior compartilhamento de ações, responsável por 72% delas, e em relação à audiência, a liderança é para o Facebook, que concentrou 65% da atenção dos usuários.
Em números absolutos, o estudo da Comscore contabilizou 24,4 bilhões de interações no Facebook, Instagram e Twitter de marcas, publishers e influenciadores, índice 25% maior do que o que foi registrado em 2019. Além disso, foram somadas 9 milhões de publicações nessas redes em 2020, número 21% maior em relação ao ano anterior.
Sobre os temas que melhor performaram nas redes, conteúdos relacionados à educação e finanças foram os que mais cresceram em interações, 60% e 47%, respectivamente. E devido ao distanciamento social imposto pela pandemia, menções sobre alimentação (+ 30%) e cuidados com casa e jardim (+ 28%) também concentraram mais interações. Já os segmentos de lazer e turismo apresentaram queda de 38% nas respostas dos usuários.
Outro ponto de destaque na análise da Comscore foi a relevância dos influenciadores na relação com o público. Enquanto marcas e publishers conquistaram a audiência no Facebook e produziram mais conteúdo no Twitter, os formadores de opinião tiveram grande participação no Instagram, concentrando 72% das ações nas redes, com alcance de 55% da audiência em relação às outras plataformas.
Já o engajamento dos influencers cresceu, em média, 31% em relação a 2019. Os perfis que tiveram aumentos mais significativos em engajamento foram os de lifestyle e assuntos gerais (+ 141%), os perfis de comédia (+ 93%) e os empreendedores (+ 78%).
E entre os usuários da rede TikTok, os segmentos que apresentam maior engajamento são os de música (53%), comédia (48%), animais (46%), culinárias (44%) e beleza (44%). Publicações sobre notícias (42%), moda (40%) e esportes (37%) também registraram uma boa relação com os usuários.
O que você mais busca nas redes sociais? Compartilhe: