Que saudade dos motores analógicos

Uma vez, pescando em Cananéia, o motor de popa do barco quebrou e meu pai e tio Ruy decidiram consertá-lo, até porque não tinha outra coisa para fazer. Era consertar ou ficar à deriva pelo canal. Tiraram a tampa e começaram a mexer, tiraram peças, olharam, assopraram, recolocaram tudo e…

Continuar lendo

Vizinhos

No mundo, todos os vizinhos são problema, ou melhor, podem ser problema. Não é obrigatório que seja assim, mas invariavelmente uma comunidade pacífica, que vive em harmonia e respeita seus integrantes, de repente é chacoalhada com a chegada de um vizinho novo, que age fora dos parâmetros aceitos por todos…

Continuar lendo

Os sabiás desembestados

Os sabiás são os donos da vez. Cantam de manhã, de tarde e de noite como se a vida fosse uma ópera interminável, na qual eles são os grandes cantores. Eu gosto do canto dos sabiás, eles falam do interior de antigamente, lembram as músicas caipiras e um Brasil que…

Continuar lendo

A COP 30 está chegando

A CPOP 30 está chegando. Dia 10 de novembro ela começa e pela primeira vez num cenário diferente, mas que tem importância fundamental para a preservação do meio ambiente e combater o aquecimento global. Belém, capital do Pará, não é uma cidade reconhecida pela sua veia turística e pelo alto…

Continuar lendo

Uma escola em Cubatão

Nos dias atuais existe prêmio para tudo e para todos. A Educação não fica de fora, tem prêmios para todos os vieses, todos os imponderáveis e todos os méritos que o assunto pode despertar. Não há progresso sem educação. Não há desenvolvimento social sem educação. Não há qualidade de vida…

Continuar lendo

Jacarandás e sibipirunas

Os ipês, muito a contragosto, cederam a vez. Acabou seu tempo, por mais que alguns insistam em permanecer floridos, é hora de tirarem o time de campo, vestirem suas folhas verdes e esperarem a hora da volta, só no ano que vem. Até lá, outras árvores terão seu momento, seu…

Continuar lendo

Metanol na bebida

O que leva alguém a colocar meio litro de metanol para falsificar um litro de bebida? A resposta é evidente. Má-fé, crime, vontade de levar vantagem em cima do próximo, mesmo com o próximo distante, sentado num barzinho da vida, bebendo seu drink para relaxar, no final da tarde. Não…

Continuar lendo

O mundo segundo Donald Trump

“Haja o que hajar”, o mundo depois de Donald Trump será um lugar completamente diferente, com regras diferentes, cores diferentes, poderes diferentes, relações de todas as formas, diferentes. Não sobrará pedra sobre pedra da antiga ordem vigente, criada e consolidada depois da Segunda Guerra Mundial. O avalista da antiga ordem…

Continuar lendo

Os ipês rosa encerram a temporada

Os ipês-rosa, seguindo o ritmo da florada dos ipês em 2025, se despedem em grande estilo. As árvores se superaram, igualaram o show dos outros ipês, especialmente os amarelos que este ano foram além do razoável, enfeitando a cidade com seu ouro puro, primeiro nas árvores, depois nas calçadas, criando…

Continuar lendo

Paulo 99

No dia 30 de setembro o poeta Paulo Bomfim teria completado 99 anos. Ele não chegou lá, partiu antes. Em 7 de julho de 2019 o poeta decidiu que era hora de sair dessa vida e foi se encontrar com seus antepassados que não retornaram do sertão, mortos nas longas…

Continuar lendo