Arquivo de categorias para "Crônicas"
Calma, agora é carnaval
Enquanto o mundo vai e volta feito biruta de aeroporto, e a democracia sofre ataques inusitados em todas as partes, começando pelos Estados Unidos, onde seu presidente faz e desfaz com a mesma tranquilidade de Hitler tomando o poder, aqui não é tão diferente, mas tem um ponto que nos…
A barbaridade ao alcance dos jovens
Pode parecer loucura, mas vários animais são sacrificados diariamente, em rituais cruéis, promovidos por influenciadores, que atraem até 600 jovens para participar do assassinato, principalmente de filhotes. Não tem cabimento, mas é assim e segundo policiais próximos do assunto, os rituais estão crescendo em número e tamanho. A ponta desse…
É hora da sociedade se posicionar
Tem certos momentos na história da humanidade em que a sociedade não pode se calar. O Brasil atravessa um deles e a sociedade precisa se colocar, dizer chega, é hora do país voltar para os trilhos e seguir avante sem barbaridades, meia barbaridades, distorções, ou o que quer que seja…
A coisa é séria
Pelo jeito, Trump vê o mundo com os mesmos olhos de quando ele, jovem filho de milionário, jogava “War” com seus amigos, numa sala de um clube fechado de Nova Iorque. Seu objetivo é conquistar a Groenlândia, o Canadá e um país da América do Sul, e ele está atrás…
Cada um é cada um
Diz a lenda, invocando uma hipotética certeza científica, que existe uma relação ideal entre peso e altura. É um padrão imposto em nome da qualidade de vida ideal e que deveria ser seguida a ferro e fogo por todos os seres humanos, depois de atingirem a idade adulta. Muito bem,…
“Começar Ontem”
José Renato Nalini e eu, além da amizade, temos em comum escrever um texto por dia. Ele um artigo, eu uma crônica. Os artigos do Nalini são invariavelmente lições de como agir bem, diante de um mudo em transformação. Ele resgata textos antigos, narrando as ações das pessoas que ontem…
Recorrente
Não estou diminuindo o tamanho da tragédia, simplesmente, constato que não é única, que desde o começo, o ser humano sempre se superou na arte de causar o máximo de dano possível a outros seres humanos. A Bíblia conta que o primeiro grande equívoco foi Eva acreditar na serpente e…
O fim do diálogo
O grande problema da radicalização política que complica a vida do mundo ocidental não são as ideias diferentes defendidas pelos diferentes grupos, mas a não aceitação pura e simples de tudo que está fora da cartilha de cada grupo. Se eu faço parte do grupo A, tudo que não estiver…
O Rufino segue sendo o Rufino
Não é comum eu colocar nomes de estabelecimentos ou empresas nas crônicas da cidade. A razão é simples. Não tem matéria paga, nem acerto com ninguém, então o mais fácil é não citar nomes. Mas existem as exceções. Essa crônica é uma delas. Vou falar de um restaurante que eu…
Desventuras tricolores
Durante décadas o São Paulo Futebol Clube foi exemplo de gestão séria e comprometida com os interesses do clube. O resultado foram as conquistas que enchem de estrelas a camisa do time. Depois a vaca começou a caminhar para o brejo. Gestão daqui, gestão dali, o caixa começou a fazer…