“Começar Ontem”

José Renato Nalini e eu, além da amizade, temos em comum escrever um texto por dia. Ele um artigo, eu uma crônica. Os artigos do Nalini são invariavelmente lições de como agir bem, diante de um mudo em transformação. Ele resgata textos antigos, narrando as ações das pessoas que ontem…

Continuar lendo

Recorrente

Não estou diminuindo o tamanho da tragédia, simplesmente, constato que não é única, que desde o começo, o ser humano sempre se superou na arte de causar o máximo de dano possível a outros seres humanos. A Bíblia conta que o primeiro grande equívoco foi Eva acreditar na serpente e…

Continuar lendo

O fim do diálogo

O grande problema da radicalização política que complica a vida do mundo ocidental não são as ideias diferentes defendidas pelos diferentes grupos, mas a não aceitação pura e simples de tudo que está fora da cartilha de cada grupo. Se eu faço parte do grupo A, tudo que não estiver…

Continuar lendo

O Rufino segue sendo o Rufino

Não é comum eu colocar nomes de estabelecimentos ou empresas nas crônicas da cidade. A razão é simples. Não tem matéria paga, nem acerto com ninguém, então o mais fácil é não citar nomes. Mas existem as exceções. Essa crônica é uma delas. Vou falar de um restaurante que eu…

Continuar lendo

Desventuras tricolores

Durante décadas o São Paulo Futebol Clube foi exemplo de gestão séria e comprometida com os interesses do clube. O resultado foram as conquistas que enchem de estrelas a camisa do time. Depois a vaca começou a caminhar para o brejo. Gestão daqui, gestão dali, o caixa começou a fazer…

Continuar lendo

De volta à rotina

Você não precisa seguir a folhinha para saber que as férias estão no fim. Basta acompanhar o trânsito da cidade para se ter certeza de que o bem bom está acabando e que a rotina do resto do ano está entrando em cena. A piora do trânsito acontece regularmente, já…

Continuar lendo

A CET do Guarujá

A CET do Guarujá pode se orgulhar de ter feito a lição de casa. Com certeza, ela consegue ser pior do que a CET de São Paulo, o que é muita coisa para ela e uma desmoralização para a CET de São Paulo. Não foi um percurso rápido, a evolução…

Continuar lendo

Água, a coisa é séria

Sem água não há vida. A vida começou no mar e evoluiu para a terra. Tudo bem, é um começo interessante, até porque teve animal que depois voltou para o mar e vive muito bem nas águas salgadas que circundam os continentes. Sem água, não há vida humana. O ser…

Continuar lendo

A culpa não é do cachorro

Você sai para caminhar com seu cachorro e de repente, um pitbull alucinado vem que nem guepardo fugindo de leão atacar vocês. Aconteceu num sábado de manhã na Cidade Universitária. E as vítimas foram a Clotilde, minha cadelinha boxer, e eu. Não cabe culpar o pitbull, com certeza ele não…

Continuar lendo

O mundo não sabe o que fazer

O mundo simplesmente não sabe o que fazer. Está perdido e as pessoas ajuizadas estão com medo. Nem poderia ser diferente, o presidente dos Estados Unidos é absolutamente imprevisível, ilógico, megalomaníaco, e joga alto, sem medo de perder. Depois da tacada, ele vê o que faz. É o caso da…

Continuar lendo