Não se esqueça da ENEL

O brasileiro tem memória curta, em pouco tempo se esquece, inclusive de maldades. A memória é tão curta que a maioria das pessoas não sabe quem foi o presidente que sucedeu ao Collor e que baixou o Plano Real. Não está em nós guardar os grandes fatos ou as pequenas…

Continuar lendo

300 anos de indulgência

Chova ou faça sol, no mês de janeiro os fins de semana podem se tornar a antessala do inferno, se você precisar pegar qualquer rodovia paulista. Tanto faz a direção, interior, litoral, neutra, ou qualquer outra, o nó estará armado, te esperando para fazer a festa, com o que vai…

Continuar lendo

O trânsito muito melhor

Você se lembra de ter visto muitos marronzinhos nas ruas no final do ano passado? Pois é, você não se lembra porque não viu. Eles não estavam nas ruas. Não é surpresa para ninguém, é assim que funciona. Os marronzinhos são como são, e entra governo, sai governo, ninguém consegue…

Continuar lendo

É muito bom viajar

Um grande escritor do começo do século vinte escreveu que as melhores viagens são as feitas dentro de casa, numa sala, sentado numa poltrona velha, observando os objetos em volta. Um arco e flecha, fala da Amazônia; um prato de porcelana, do interior da Alemanha; uma velha garrafa de vinho,…

Continuar lendo

As árvores caem

Não tem jeito, é uma verdade absoluta: as árvores caem. Caem como as motocicletas e os helicópteros, caem porque foram feitas para em algum momento caírem. O que acontece em São Paulo é que muitas vezes estes momentos são antecipados, árvores que não deveriam cair agora, caem agora, causando danos…

Continuar lendo

Férias de verão

Faz muitos anos que todos os verões eu escrevo uma crônica parecida com essa. Uma ode aos dias de verão. Os dias de férias que esvaziam a cidade e permitem ao paulistano fins de tarde gostosos, com os amigos em volta de uma mesa de bar, bebendo um chope gelado…

Continuar lendo

A Enel é pior do que você pensa

São Paulo foi varrida por um vendaval como eu não me lembro de ter visto outro igual. No dia 10 de dezembro do ano passado começou ventar cedo e foi crescendo até atingir velocidade capaz de interditar o aeroporto de Congonhas. Mas o vento foi além, se estendeu por todo…

Continuar lendo

Reformar é preciso

Não há dúvida, ninguém discute, de tempos em tempos os imóveis necessitam uma certa manutenção. Pode ser coisa pequena, como um retoque na pintura, mas pode também ser uma obra grande, como trocar o encanamento ou reformar o telhado. Cada situação é uma situação, e cada morador sabe onde aperta…

Continuar lendo

Uma notícia boa

No meio de tanta notícia ruim, de tanta tragédia, de tanto desencontro, uma notícia boa surge como um farol no meio da noite, como a esperança que renasce, como um novo alento. Faz tempo que as notícias boas perdem feio para as notícias ruins, pelo menos em quantidade. Tem muito…

Continuar lendo

Amanhã é ano novo

Amanhã será 2026. Poderia ser 6576, ou 24, tanto faz, é só uma convenção baseada no marco inicial da contagem do tempo. Tempo, algo que nós criamos, mas que existe independentemente do que nós achamos. Por que é assim? Desde a mais remota antiguidade o tempo é medido pelo movimento…

Continuar lendo