Arquivo de categorias para "Crônicas"
Mais de 600 igrejas
Diz a lenda que São Paulo tem mais de 600 igrejas espalhadas pelo município. São templos que vão da Capela de São Miguel, do começo do século 17, a construções muito mais modernas, como a Igreja de D. Fernando Figueiredo, o Santuário da Mãe de Deus, onde o Padre Marcelo…
Os pernilongos estão voltando
Não tem nada de novo debaixo do sol. Provavelmente há milhões de anos é assim. Eu não sou paleontólogo, então não sei há quanto tempo os mosquitos habitam as terras do, hoje, Brasil. Mas se temos dinossauros de milhões de anos atrás, não há razão para não termos mosquitos da…
Sabiás, ora os sabiás
Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá. As aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá. Ora direi ouvir sabiás. E eles entendem e capricham, soltam o canto, forte, sem medo, por todos os cantos de São Paulo. Não sei se é impressão, ou se tem verdade científica, mas…
Cada coisa é uma coisa
É preciso não misturar uma coisa com outra coisa, afinal cada coisa é uma coisa por isso precisam ser lidas dentro dos respectivos contextos, cada um na sua casinha, cada uma com sua verdade, ou não. Por exemplo, nesse momento São Paulo está atravessando uma estiagem brava que vai baixando…
O Mosteiro de São Bento
Faz pouco tempo fiz uma crônica falando de algumas das 600 igrejas de São Paulo. Entre elas, eu não falei do Mosteiro de São Bento, ou da Igreja do Mosteiro de São Bento, originalmente uma ermida erguida no final do século 16, segundo a lenda, onde ficava a Taba de…
Os nossos grandes rios
São Paulo é cortada por centenas de rios e córregos, grande parte deles encanados em tubulações de todos os tamanhos, algumas bem velhas, outras nem tanto. O Planalto de Piratininga sempre foi um emaranhado de cursos d’água que se espalhavam pela grande área e convergiam basicamente para 4 rios maiores….
Rua Augusta
Há algumas décadas, quando os shoppings centers ainda não tinham virado a praia dos paulistas, o grande point, o endereço definitivo, era a Rua Augusta. Lá estavam as lojas icônicas, as casas de chá, os sanduíches mágicos, como o Bauru do Frevinho. Estavam os cinemas, as galerias, mini-shopping-centers de dois…
Xererem da Serra do Cachimbo
Eu não conheço Xererem da Serra do Cachimbo, aliás nem sei se existe, mas os que afirmam que existe falam maravilhas do lugar. Garantem que lá a utopia atingiu seu grau mais alto e que Sir Thomas Morus, o grande pensador inglês, ficaria alucinado com tudo o que rola na…
8500 crônicas
33 anos depois, aconteceu. A crônica 8500 chegou. É número para impressionar. Será possível, 8500 textos diariamente levados ao ar, durante esse longo período de tempo? Foi possível, a crônica 8500 chegou e está no ar, hoje, um dia como outro qualquer na longa estrada percorrida pela Crônica da Cidade,…
Nas pegadas de José
José é um morador de rua, ou pessoa em situação de vulnerabilidade a rua. José está na rua porque quer, se não quisesse, não estaria. José tem casa própria, filhos, família. Ele mora na rua porque escolheu morar na rua. Antes, José era um homem típico das cidades brasileiras. Acordava…