A saída do segundo ministro

  Quando o Dr. Nelson Teich aceitou o Ministério da Saúde, confesso que fiquei mal impressionado. Por que um médico com uma carreira de sucesso como pesquisador e empresário iria aceitar ser Ministro da Saúde de um Presidente que insiste em negar a ciência? A resposta passava pelo voo da…

Continuar lendo

A solução é o caos

  A melhor forma de parar São Paulo é o caos. O caos amplo, geral e irrestrito, o caos comendo solto de todos os lados, em todas as ruas, parques e avenidas. Não um congestionamento de fim de tarde ou um caminhão de bebida parado em fila dupla na Vila…

Continuar lendo

Os dias de outono

Os dias de outono normalmente são os dias mais bonitos do ano. Sua luminosidade transcende qualquer explicação e precisa ser vista para ser compreendida. Depois disso, os dias de outono entram no nosso corpo, se entranham na nossa pele e tomam de assalto a vontade de fazer ou não fazer….

Continuar lendo

Ritos comuns

Não há nada mais antigo e mais importante que o ritual da refeição em volta do fogo. Alguns estudiosos inclusive colocam o começo da vida em sociedade no momento em que os primeiros seres humanos descobriram o uso do fogo na preparação do alimento e fizeram da refeição comum não…

Continuar lendo

O começo

Em 1532 o sudeste do Brasil era uma enorme floresta, margeando a costa em grande parte do seu litoral. Mais que isso, a floresta nascia num paredão abruto, em alguns pontos com mais de mil metros de altura, formando uma impressionante muralha natural. Vista do mar, a serra deveria parecer…

Continuar lendo

Tá na internet

  Você viu? Fulano é um ladrão. Ainda bem que o novo não é… Só para entender, quem te disse que fulano é um ladrão? De onde é você tirou essa informação? Ele é um profissional com uma carreira sólida no Brasil e no exterior, é muito mais conhecido nos…

Continuar lendo

O meu é melhor que o seu

O Deus dos judeus e o Deus dos cristãos é o mesmo. Mais que isso, o Deus dos judeus é o Pai do Filho do Deus dos cristãos e, no entanto, milhões de pessoas, em mais ou menos dois mil anos, foram mortas por divergências a respeito da adoração ao…

Continuar lendo

Todo dia é dia das mães

  Todo dia é dia da mulher. Chova ou faça sol, todo dia, sem exceção, todo dia é dia da mulher. É a mulher que ilumina a terra, que abre a vida, descobre o sol e traz a beleza para alegrar o dia. É a mulher que abre o corpo…

Continuar lendo

Antes tarde do que nunca

  Conversa vai, conversa vem, a verdade é que até agora não existe um remédio específico para combater o coronavírus, como também não existe uma vacina. Os americanos falam em vacina, os chineses falam em vacina, tem quem fale em plasma como forma de impedir o vírus de se infiltrar…

Continuar lendo

Nossa Senhora Aparecida da Vila Beatriz

Depois da igreja de Nossa Senhora Aparecida de Moema, descobri a igreja de Nossa Senhora Aparecida do Ipiranga. E, como se não bastasse, acabo de descobrir que uma igreja muito simpática, no alto da Vila Beatriz, que já foi assunto de uma crônica porque era uma igreja típica de bairro,…

Continuar lendo