Cem anos do Dr. Jorge

Ontem, 24 de outubro, meu pai teria comemorado seu aniversário de cem anos. Mas ele não chegou lá. Morreu no dia 3 de abril de 2006, aos oitenta e quatro anos, o que para um Mendonça foi uma marca importante. Ele foi um homem especial. Muito inteligente, muito charmoso e…

Continuar lendo

Quem sou eu?

Eu não sei como o céu escreve seus desígnios. Afinal, quem sou eu para sabe-lo? O céu é grande demais e eu sou muito pequeno. É por isso que eu não tenho como entender os desígnios do céu, ele sabe muito mais porque ele não tem idade. Mas, se eu…

Continuar lendo

Ser pai

Ser pai é acordar de noite. A melhor definição para o papel de pai é: “o que acorda de noite!” Mesmo antes de se ser pai, a gente acorda de noite por conta dessa operação complexa e maravilhosa que é colocar um filho no mundo. É de noite que a…

Continuar lendo

Como as ruas perdem seu caráter

Como as cidades que elas compõem, existem ruas com caráter e ruas sem caráter, como existem ruas participantes e ruas indiferentes, e ruas boas e ruas más, e por ai vai, numa infinidade de situações, que fazem certas ruas melhores do que as outras. Em São Paulo não é diferente…

Continuar lendo

Os 90 anos do Cristo Redentor

A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, está completando noventa anos. Foi inaugurada pelo Papa, que, no dia 12 de outubro de 1931, do distante Vaticano, acendeu as luzes da estátua através de um sinal de rádio especialmente instalado para a ocasião. O “Cristo Redentor de braços abertos…

Continuar lendo

A cidade vingativa

São Paulo é uma das maiores cidades do mundo. Só isso seria suficiente para faze-la interessante e alvo da observação constante de quem se interessa pelos fenômenos humanos. Aqui os opostos se encontram e competem diuturnamente. Mas São Paulo é muito mais. São Paulo é uma força viva que se…

Continuar lendo

Mais um veto equivocado

O Presidente da República vetou a lei que determinava a distribuição gratuitamente de absorventes higiênicos para mulheres de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. Começando pelo começo, é um absurdo essa lei só ter sido votada agora. Mas é um absurdo maior ainda ela ter sido vetada sob…

Continuar lendo

O guapuruvu também floriu

Muita gente nunca ouviu falar, mas os guapuruvus são árvores brasileiras e tem papel importante na nossa história. Parte das canoas de um pau só feitas no nosso litoral foi feita com o tronco do guapuruvu, grande e jeitoso para ser trabalhado e ganhar forma de barco. Então, volte quase…

Continuar lendo

Namorado

Meus braços não são fortes, nem meu peito é musculoso. Não sou alto, nem tenho o queixo quadrado ou o nariz reto. Mas encosta tua cabeça no meu peito e deixa eu te envolver em meus braços para espantar os espantos do mundo e te dar um instante de calma…

Continuar lendo

A violência correndo solta

As autoridades fazem cara de paisagem, como se não estivesse acontecendo nada, mas está e o que acontece é extremamente sério. A violência está correndo solta em todo o país. O melhor exemplo de que perdemos o controle é o chute dado na cabeça de um juiz, que já estava…

Continuar lendo