Quero falar de coisas boas

Hoje eu quero falar de coisas boas. Fatos positivos. Flores. Música. Encontro. Carinho. Afeto. Amor. Quero sentir a brisa unindo as pessoas num enorme encontro de gente com vontade de ver gente, de ser gente, de se sentir gente e não um bando de animais correndo desesperadamente, fugindo da sombra,…

Continuar lendo

Viver é muito complicado

Viver é muito complicado. O simples fato de se estar vivo já é uma luta constante, contra tudo e contra todos, para com ajuda de Deus, passarmos por essa terra com o mínimo de sofrimento e dor. É verdade que sem os momentos duros não teríamos condições de avaliar e…

Continuar lendo

Uma crônica sobre modéstia

Na sua própria visão, a modéstia é a maior qualidade de Humílde Kleinlinde, professor e profissional liberal, mais bem sucedido na segunda atividade, onde, sem dúvida, é um grande ganhador de dinheiro. Todos os dias, de manhã cedo, Humílde abre os olhos e pensa: “Se eu sou o mais inteligente…

Continuar lendo

Cadê as pessoas?

Cadê as pessoas que moram e correm todos os dias pelas ruas alucinadas de São Paulo? Cadê as caras, os rostos, destes milhões de indivíduos que se cruzam, mas não se misturam? Cadê a coragem de parar e olhar para o lado e cumprimentar quem está ao seu lado, dentro…

Continuar lendo

Ouriçolândia

Ibiúna é um simpático município perto de São Paulo, às margens de uma represa deslumbrante. No alto da serra, no fundo de Sorocaba, ao lado de Piedade, ainda coberto pela Mata Atlântica, Ibiúna lembra ar puro, natureza, vida saudável e muita paz. E é tudo verdade. A região convida a…

Continuar lendo

Os dois lados do rio

Todo rio tem duas margens. Elas não precisam ser iguais, mas cada uma baliza um lado, criando desenho próprio, a jusante ou a montante, tanto faz se você olha daqui ou olha de lá. Às vezes as margens são parecidas, outras não. Uma pode ter mata fechada enquanto a outra…

Continuar lendo

O pórtico e o patriarca

Cada vez que eu vejo o pórtico da praça do Patriarca eu entendo José Bonifácio, ficar de costas para ele. Poucas obras são mais sem proporção, fora de lugar e feias do que o desgraçado do pórtico que, além de tudo, tapa ou apaga uma série de prédios interessantes espalhados…

Continuar lendo

É verão

É verão, o calor bate forte e a chuva chega em seguida, trazida pelo calor africano que transforma a rotina e cria um cenário de círculo do inferno, onde as pessoas assam lentamente, derretendo no próprio vapor. Não há muito que ser feito. O vírus à espreita é um breque…

Continuar lendo

Vacina e vacinação

Uma coisa é ter vacina, outra é vacinar a população. Ter vacina não quer dizer nada. Ter vacina é apenas o começo de uma longa caminhada, que termina no posto de saúde, com os enfermeiros e assistentes de enfermagem vacinando dezenas de milhares de pessoas por dia. É aí que…

Continuar lendo

As floradas do verão

O verão é o momento em que as plantas começam a se armar para a competição desenfreada que se estende ao longo do ano, com cada uma com seu tipo, concorrendo com as outras, para ver quem é que enfeita mais a cidade. É nessa época que as primeiras quaresmeiras,…

Continuar lendo