O casamento da Companhia de Jesus

  Quanto vale um continente? Depende de quem compra e quanto paga. Santo Inácio de Loiola não teve dúvidas. Ordenou que o irmão Pero Dias se casasse para a maior glória da Companhia de Jesus e pela conquista do interior da América do Sul. Na metade do século 16, João…

Continuar lendo

O largo da matriz paulistano

As cidades do interior têm no largo da matriz seu coração. É neles que as coisas acontecem, que vida gira, como nos footings dos domingos dos anos 60. Homem andava para um lado e mulher para o outro. O namoro acontecia na hora que se cruzavam, dizendo um oi baixinho,…

Continuar lendo

A deterioração do centro velho

  O Centro Velho de São Paulo já foi modelo de cidade moderna, de desenvolvimento socioeconômico, de pujança e riqueza. Pelas suas ruas estreitas caminhavam diariamente os nomes mais importantes do país – banqueiros, industriais, comerciantes, políticos, advogados, médicos, engenheiros -, todos se cruzavam de alguma forma e em algum…

Continuar lendo

O Último Pistoleiro

  Não confunda “O Último Pistoleiro” com a dura realidade do mundo atual onde pistoleiros e pistoleiras de todos os tipos tentam se dar bem, sem carregar revólveres Colt ou carabinas Winchester. “O Último Pistoleiro” é um filme genial e pouco conhecido, que mostra o fim do “velho oeste”, substituído…

Continuar lendo

Da Florêncio de Abreu e de outras saudades

Eu comecei a descobrir o centro velho de São Paulo em 1972, quando fui cursar a Faculdade Direito do Largo de São Francisco. A faculdade por si só foi, mais que um descobrimento, uma revelação, que em cinco anos se mostrou apenas como quis, me deixando com a certeza que…

Continuar lendo

Quatro mil mortos por dia

  Chegamos na marca dramática. São quatro mil brasileiros mortos por dia pela covid19. Já passamos o número, voltamos e avançamos, mas, de acordo com especialistas, este é o saldo que de verdade devemos estar vivendo. E que nos faz campeões do mundo em número de mortes diárias decorrentes da…

Continuar lendo

Doar é bom e faz bem

  Já falei sobre as doações de pessoas físicas e de empresas que ao longo de 2020 permitiram a Santa Casa de São Paulo fazer a reforma mais importante dos últimos 50 anos. A parceria nasceu da percepção de que era preciso fazer alguma coisa para combater a pandemia. Que…

Continuar lendo

Santo Amaro já foi município

Nem sempre Santo Amaro foi bairro de São Paulo. Aliás, bairro não, subprefeitura. No passado Santo Amaro foi município, com prefeito, Câmara Municipal e um trem que o ligava à Capital. Mas já bem antes disso a freguesia era lugar de destaque no mapa da capitania, com gente do porte…

Continuar lendo

Os dias de outono

Os dias de outono são dias capazes de oscilar de um extremo a outro, passando de cinzas a profundamente azuis, de frios a quentes, de desagradáveis e muito gostosos. Não que nas outras estações os dias não possam fazer a mesma coisa. Eles fazem, mas, normalmente, os extremos alcançados são…

Continuar lendo

O Peabiru

Ao contrário do que os livros de escola ensinam, o caminho entre o litoral e o planalto de Piratininga, quando da chegada de Martim Afonso de Souza não era uma pirambeira íngreme. Aliás, depois dele, Nóbrega também subiu a serra sem fazer tanta força assim. Pelo contrário, as pirambeiras eram…

Continuar lendo