As cores do arco-íris

  Eu não sei as cores do arco-íris depois do fim do universo. Mas sei que tem um arco-íris e que ele é colorido. Só não sei se suas cores são as mesmas dos arco-íris que enfeitam o céu depois das tempestades. Não sei se o arco-íris depois do universo…

Continuar lendo

O postinho fechado

  A pandemia abateu aviões em voo e no solo, afundou navios de todos os tamanhos, fechou milhares de empresas, destruiu milhões de empregos, comeu solta e ainda come, como se houvesse um acordo entre ela e o Diabo para ajudar a encher o inferno. Não há nada a fazer…

Continuar lendo

Um lado bom

As grandes cidades são espaços agressivos, ambientes cruéis, fábricas de loucos e muito mais que queiram dizer, ou inventar. Nelas a vida acaba num átimo, cortada rente por um atropelamento, um assassinato, uma crise, um stress. Todas têm um lado rico e bonito, onde as fotos mostram um jeito de…

Continuar lendo

Cada dia mais louco

O trânsito de São Paulo é perfeito para servir de termômetro para medir a loucura brasileira. Nele temos de tudo. Loucos de todas as naturezas. Mansos e furiosos. Alucinados, surtados, babando. Assassinos, vítimas, mortos e feridos. As ruas de São Paulo são o palco para todos esses tipos e muito…

Continuar lendo

Certos dias de primavera

Ainda que completamente imprevisível, o tempo em São Paulo pode ter momentos de intensa poesia, de encanto de conto de fadas, de terras mágicas, com gênios e fadas voando. O contrassenso é evidente. São Paulo é brutal. E, no entanto, é capaz de nos dar dias de uma beleza rara…

Continuar lendo

Uma vergonha nacional

  No Brasil, quase oitenta por cento das crianças entre zero e quatorze anos vivem em domicílios de baixa renda, pobreza e extrema-pobreza. É um dado que deveria nos envergonhar. E, o que é mais grave, compromete o futuro da nação. O Brasil é um país contraditório, rico em termos…

Continuar lendo

Batida de carro

Não há nada mais estúpido do que uma batida de carro. Exceto a cara dos envolvidos nas batidas pequenas. Evidentemente que isso vale quando o envolvido não somos nós. Se estivermos no rolo, a graça da nossa cara só terá graça para quem está de fora, vendo os envolvidos na…

Continuar lendo

Pacote para delivery

  Os Estados Unidos não tiveram um debate entre os candidatos à Casa Branca. Tiveram uma baixaria de um nível inimaginável no debate para a eleição do homem mais poderoso do mundo. O grau de agressividade, falta de educação e falta de respeito atingiu um patamar assustador, com os candidatos…

Continuar lendo

O fogo chega perto

  A Amazônia está queimando, o Pantanal está queimando, as serras paulistas estão queimando, o interior de Minas Gerais está queimando, o Triângulo Mineiro está queimando, Paraná e Santa Catarina estão queimando, o Brasil está queimando. Como disse um técnico, falando do Pantanal, esse tipo de evento, com as mudanças…

Continuar lendo

As borboletas e as pessoas

As borboletas não sabem, mas estão constantemente ameaçadas. Mas não mais pelos caçadores de borboletas que corriam atrás delas com suas redes engraçadas e que depois de matá-las as pregavam em painéis especiais. Agora, as borboletas estão ameaçadas pela agressividade do planeta, que pode tornar a natureza hostil para elas….

Continuar lendo