Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Atos heróicos caem no vazio

Ser herói é que nem a mulher de Cesa. Não basta ser herói, tem que parecer herói. E é aí que o presidente Michel Temer falhou no restinho de tempo que sobrava para seu governo.

O presidente Temer poderia entrar para o panteão dos grandes presidentes, mas algumas atitudes acabaram comprometendo o final da história. E a sua biografia.

Bem no final, posou de herói assinando a extradição do terrorista Battisti, aquele que Lula protegeu, que Dilma agradou e que o Presidente Temer durante dois anos poderia ter extraditado, mas não extraditou.

A história não para e o Brasil, cheio dos desmandos que pautaram a vida da nação, inclusive vergonhas como o asilo para o terrorista, votou em Bolsonaro para Presidente.

Bolsonaro disse que um de seus primeiros atos seria extraditar o terrorista. Foi o que bastou para o Supremo Tribunal Federal, numa ação pouco republicana e oportunista, desfazer o que tinha feito e liberar a extradição e determinar a prisão do senhor Battisti.

Na sequência, heroicamente, quase que montado num cavalo branco, o Presidente Temer assinou a extradição. Esperteza para ficar bem na foto. “Eu fui o presidente que extraditou o terrorista”.

Por que não fez isso durante os dois longos anos em que foi presidente? De outro lado, por que editou a Medida Provisória que aumenta em 30% o custo do financiamento das Santas Casas e hospitais filantrópicos?

O risco invocado como razão para o aumento da conta não existe. O agente financeiro saca na boca do caixa, antes dos hospitais serem pagos.

Ser herói é agir em favor dos oprimidos, não é jogar para a plateia. O presidente ainda teve tempo para retirar a MP, mas não retirou. No Brasil, o bom é dar dinheiro barato para os amigos. O povo? Ora, o povo…

Ouça esse conteúdo:

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.