Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O parque Minhocão

O Minhocão, antigo elevado Costa e Silva, que num ato de barbárie e falta de respeito com a cidade praticado por nossos vereadores se transformou em elevado João Goulart, vai virar parque.

Meu amigo Atos deve estar feliz. Afinal, tem alguns anos que ele comandou a criação da Associação Parque Minhocão, projeto de que eu tive o privilégio de participar.

Controverso, durante décadas o Minhocão tem sido um dos principais corredores do trânsito da cidade.

Construído por Paulo Maluf, na primeira vez que foi prefeito, ainda nas décadas de 1960 e 1970, o Minhocão foi responsável pela deterioração de uma região que tinha desde prédios de alto luxo até cortiços, irmanados e dividindo as laterais da Avenida São João.

Criticado desde sua construção, era também visto por muitos especialistas como a solução mais eficiente para resolver os problemas de trânsito que então já infernizavam a cidade.

O Minhocão é feio. O Minhocão criou uma zona sem chances de recuperação, transformada em moradia para centenas de pessoas sem outro lugar para morar, embaixo de sua estrutura.

O Minhocão pode renascer com outra cara, outra utilidade, outra importância no cenário urbano.

Transformar sua estrutura em um parque suspenso abre um universo de oportunidades para a recuperação de uma área nobre que foi degradada.

Você pode se interessar:

Mais do que isso, nas suas extremidades estão, de um lado, o Largo do Arouche e a Praça da República e, de outro, o Parque Fernando Costa. Por que, depois de transformar o Minhocão em parque, não unir toda essa área num projeto da importância do Ibirapuera para a qualidade de vida de milhões de paulistanos que vivem no seu entorno?

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Ouça esse conteúdo:

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.