Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Na cabeça não nasce pelo

Tem gente importante que tem “personal trainer”. Eu tenho professor de ginástica, o Izidoro. A diferença é grande. Meu professor de ginástica tem uma academia de bairro em sociedade com a professora Arlete, que é tão boa quando ele, e o pessoal que frequenta a academia não quer ouvir falar em mudar alguma coisa. É bom do jeito que está.

Outro dia, durante a aula, o Izidoro, contou de um tio que se machucou jogando futebol e por isso passou uma pomada na perna e colocou uma atadura por cima. Ficou assim coisa de dez dias e, quando retirou a bandagem, percebeu que tinha nascido pelos na sua perna.

Ele tinha certeza que tinha nascido porque sua perna, antes de passar a pomada, não tinha pelos fazia tempo e agora, na região coberta pela atadura, tinha pelos.

O tio do Izidoro é careca. Então, pensando sobre os pelos que nasceram na perna, ele começou a imaginar se não seria o caso de passar a pomada na cabeça. Afinal, se os pelos tinham voltado para sua perna, não havia razão para os cabelos não voltarem para sua cabeça.

A ideia fazia sentido, mas o remédio era para machucado e não para fazer nascer pelos ou cabelo. Então ele ficou um pouco receoso.

O tio do Izidoro ficou ruminando a ideia e, quanto mais tempo passava, mais ele se convencia que poderia dar certo, que, se ele passasse o remédio na cabeça, seu cabelo voltaria a crescer e ele daria adeus à careca que há tantos anos o incomodava.

Vai, não vai, passa, não passa, o tio do Izidoro se encheu de coragem e passou o remédio na cabeça. Foi um pampeiro. Começou a sentir a cabeça esquentar, se olhou no espelho e a careca estava vermelha como se estivesse queimada. O ardor aumentava e ele não sabia o que fazer, o alívio só veio bem depois dele lavar a cabeça e tirar o remédio.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.