Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Nem Deus explica

Meu amigo tem um filho de mais de 40 anos de idade, com quem ele não se dá e a quem não vê faz muito tempo. Coisa de pai e filho, que culminou com o rapaz e sua companheira à época levarem embora com eles, sem autorização do meu amigo, coisa de 20 quadros muito bons.

O filho morava na casa do pai e, quando resolveu sair, levou com ele os 20 quadros, sem pedir licença ao dono. Como não é fácil tungar 20 quadros, ele pediu ajuda à sua companheira, que, mais do que rapidamente, deu um jeito de ajudá-lo a levar os quadros do pai.

Imaginar que um filho seria capaz disso é aceitar o mundo como o mundo é. Tem filho que faz coisas desta natureza e alguns vão muito além, mostrando que ser filho não é diferencial para levar vantagem em cima do pai. Pelo contrário, “o coroa marcou bobeira, nós vai fundo e tunga”.

Foi o que aconteceu. Meu amigo engoliu o sapo quieto. A alternativa seria ir a uma delegacia de polícia, dar queixa e fazer B.O. Que pai faz isso quando na ponta está um filho? Meu amigo não fez.

Faz algum tempo que o filho do meu amigo sumiu sem deixar rastros. Ninguém sabe dele, por onde anda, o que faz, se é que faz. Simplesmente sumiu no mundo e ninguém achou que valia a pena ir atrás.

Pois pasme! Agora, passados vários anos, meu amigo recebe uma intimação de um processo civil no qual a moça que foi embora com os quadros pede que ele compareça com 38 mil reais, mais 4 mil reais por mês para acertar a pensão alimentar que o filho do meu amigo não pagou.

Você pode se interessar:

Não interessa se meu amigo é rico ou pobre. No caso, ele está longe de ser rico. A pergunta que cabe é o que o avô tem com o filho ter feito um filho numa mulher que evidentemente topou a coisa? Por que ele tem que pagar seja lá o que for? Ele é um senhor aposentado e a mãe, uma senhora na flor da idade. Em tempos de igualdade, por que ela não vai trabalhar?

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.