Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Nada como um pãozinho quente

Para todos os gostos, São Paulo lidera ranking em número de padarias

Em cada bairro é possível sentir o cheiro irresistível do pãozinho que está saindo do forno. Apenas São Paulo tem cerca de 3,2 mil padarias, desde as mais simples até as consideradas gourmets, com espaços mais sofisticadas, o que para muitos se tornou o seu segundo escritório. Em meio a uma refeição e outra, reuniões são realizadas nestes ambientes, que também servem para momentos de descontração.

São Paulo pode ser considerada a capital dos pães, afinal, além de concentrar o maior número de padarias do país, pouco mais de 5% de um universo de 63,2 mil unidades, por aqui, aproximadamente 15 milhões de pães franceses são assados diariamente. E não há quem resista a eles, além de muitas outras coisas que também hoje nós encontramos nas padarias, como itens de conveniência, vinhos, variados cafés e uma grande diversidade de pães.

É nas padarias que também aproveitamos para reunir a família, principalmente no café da manhã dominical, encontrarmos amigos, fazermos reuniões ou simplesmente comer aquele prato feito no horário do almoço. E a importância das padarias é tanta que, segundo a Abip, Associação Brasileira da Indústria de Panificação, elas têm uma participação de 36% na indústria de produtos alimentares e movimenta algo em torno de R$ 45 bilhões em todo o país.

Agora voltando um pouco ao passado, nem sempre foi assim. Hoje, literalmente, encontramos uma padaria em cada esquina, mas no final do século XIX não era tão fácil encontrar uma perto da sua casa. Assim como a cidade cresceu, o número de padarias também. E você já percebeu que quando um bairro muda de padrão, as padarias são repaginadas?

Você pode se interessar:

Sim, isto acontece. E elas também ganharam um novo formato. Se antes a cozinha ficava escondida de nós, hoje parte das padarias tem cozinhas abertas, de forma que podemos acompanhar o que está sendo produzido e de que forma o prato chegará na nossa mesa. Neste reduto de doces e salgados há para todos os gostos. Sem dúvida, a padaria faz parte do nosso cotidiano.

O que você mais prefere na padaria? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.