Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Dia do Índio e outros dias

Você sabia que o dia 19 de abril é o dia do índio? Você sabia que o dia seguinte ao dia de Tiradentes, que é feriado, o dia 22 de abril é a data do descobrimento do Brasil e não é feriado?

Você sabe por que o dia 22 de abril não é feriado? Nem eu, mas com certeza tem político metido na história e, em algum momento não tão antigo, decidiram que o dia que celebra o começo de tudo não precisava ser feriado.

É patético, num país que não hesita um minuto para criar um novo feriado, o dia 22 de abril, data em que Cabral chegou na costa da Bahia e o Brasil foi oficialmente descoberto, não é feriado.

Mas, avançando no calendário, você sabe o que se comemora no dia 28 de abril? É justamente pela data não fazer parte do oba-oba nacional que o país padece no fundo do inferno social, pagando um preço alto por um pecado que não é da maioria da população.

O dia 28 de abril é o dia da educação, a data em que, nos lugares desenvolvidos, se comemora e se reconhece uma nobre profissão. Profissão injustamente sacrificada e que, no entanto, deveria ser festejada pela sua importância para a formação de uma sociedade civilizada.

O professor no Brasil é visto quase como alguém que atrapalha. Com suas aulas, com o que ensina, ele é o responsável pelos milagres não se proliferarem na velocidade das sessões dos palácios, casas legislativas, templos, cortes de justiça e outros locais, que deveriam dar o bom exemplo, mas que, invariavelmente, insistem em fazer o contrário

Você pode se interessar:

O triste é que, enquanto a comemoração do dia 28 de abril não for levada a sério e incluída entre as importantes datas nacionais, há pouco para ser feito. O país seguirá sua toada manca de nação que está permanentemente na boca de chegar lá, mas nunca chega. Sem saúde e educação nenhum país se transforma numa grande nação.

 

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.