Algumas árvores

A árvore que mais marcou minha vida é a figueira do gramado da fazenda de Louveira. É uma árvore enorme, com os longos galhos se espalhando por uma vasta área do gramadão em frente da sede. É tão grande que meu pai montou a festa de casamento de minha irmã Leninha debaixo dela.

Além da figueira do gramadão, a fazenda tem outras duas figueiras que impressionam. Uma figueira brava, encostada no muro da cocheira das vacas, e outra figueira “benjamim”, a mesma espécie da figueira do gramado, no morro que desce para a colônia.

Leia também: As árvores caem

E tem eucaliptos centenários que não fazem feio na comparação com qualquer outro eucalipto plantado no país, nem mesmo se comparados com os eucaliptos plantados no Parque do Ibirapuera.

No Largo do Arouche, entre as várias árvores de porte, tem uma que se destaca, com direito a grade e placa. É enorme e sobe rija para o céu, como se quisesse falar com as nuvens.

A Santa Casa tem um ipê amarelo, famoso pelas floradas que predizem o ano da Irmandade. É uma árvore impressionante, mas nem de longe se aproxima de alguns ipês que ainda sobrevivem na Mata Atlântica e que precisam de vários homens para abraçar seu tronco.