Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Tá faltando bom senso

Além de todos os problemas físicos, o Brasil sofre de mais um mal terrível: a falta de bom senso.

Não bastasse as mazelas que nos colocam entre os priores ensinos do mundo, a falta de verbas para a saúde e assistência social, moradores de rua sem amparo, desemprego brutal, violência fora de controle e trânsito alucinado, ainda temos que conviver com toda sorte de achismos completamente sem pé nem cabeça, que pioram muito o que já vai mal.

Leia também: Bom senso é bom e faz bem

A radicalização entre direita e esquerda, com pouca gente sabendo o que é direita e o que é esquerda, é a primeira grande barreira que breca qualquer possibilidade de andar pra frente e nos joga na vala comum dos países que não têm muitas opções para melhorarem o padrão de vida de suas populações.

A verdade é que, nos últimos 15 anos, andamos para trás em praticamente todos os medidores de desenvolvimento social. Mas não andamos apenas porque andamos, não. A coisa foi feita deliberadamente, em nome de ideias ditas socialistas, que visavam melhorar a qualidade de vida da população.

A população caiu de nível, mas os idealizadores do projeto, estes dividiram um enorme butim, como se a riqueza nacional fosse deles.

O mais espantoso é que milhares de pessoas ainda acreditam neles, da mesma forma que outros milhares de brasileiros acreditam em notícias sem pé nem cabeça, sem se darem ao trabalho de pensar se aquilo é possível.

Leia também: Uma sociedade doente

Sem bom senso, sem razoabilidade, sem profissionalismo, sem planejamento nosso destino é continuar afundando. Ainda dá tempo de resgatarmos as qualidades e ideias capazes de nos recolocar na trilha do progresso, mas, para isso, antes é necessário resgatar o bom senso.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.