Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O fim do mundo está próximo?

Tem quem ache que o fim do mundo está próximo. Tem quem ache que uma guerra seria a única solução. Tem quem ache que é hora de uma nova peste negra para purificar o planeta. Tem quem ache que o mundo vai acabar em água e calor. Tem quem ache que tudo o que os outros acham não é nada disso. Tem quem ache que o outro lado do lado debaixo invertido é o que vai acontecer.

Eu não tenho bola de cristal, não sou guru, nem vidente para saber o futuro, mas me parece que quem acha corre o sério risco de se perder.

As coisas vão mal? O mundo está doente? Falta de tudo um pouco, entre as grandes qualidades que diferenciam o homem?

Quem é o homem? Quem é a mulher? Quem é tudo de novo que vai surgindo e fazendo lei, entre as mais variadas opções à disposição do ser humano?

Volto a insistir, não tenho bola de cristal, nem sou vidente e muito menos guru para contar o que vai acontecer daqui a 5 minutos, imagine daqui a 10 anos.

É verdade, tem muita coisa errada, tem muita coisa fluindo errada, tem muita coisa que não deveria estar acontecendo, mas que está acontecendo.

Tem culpado? Sei lá. As relações humanas são dramáticas, as escolhas terríveis, as boas intenções enchem o inferno, enquanto os homens de boa vontade olham os acontecimentos de longe, sem saber se amanhã estoura ou não uma bomba numa casa de Deus.

Quanto do que vai mal é consequência de visões diferentes sobre o mesmo tema, que ninguém sabe, nem domina?

Quantas vezes o nome de Deus é invocado para justificar o injustificável, as crianças mortas nas praias, os refugiados, as vítimas das guerras, o uso de gás? Não tem jeito, o ser humano sempre foi isso.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.