Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Ah, o sol

Se o sol não existisse, a terra não existiria. Afinal, sem ele não haveria sistema solar. Mas, dando de lambuja que a Terra fosse tão poderosa que existisse sem o sol, sem ele nós não existiríamos. Não há vida possível sem luz e calor.

Luz e calor que emanam do sol. Que chegam até nós depois de atravessar o espaço, gerados pela sua combustão alucinante, com milhares de graus Célsius transformando a matéria em energia, queimando, explodindo, criando turbilhões, que viajam pelo espaço na forma de luz e calor, permitindo a vida na Terra – e que nós tenhamos nosso momento de glória no curto espaço de alguns milhões de anos.

Ah, o sol. A carícia do sol sobre a pele. O calor se espalhando, aquecendo corpo e alma, criando sensações maravilhosas de bem estar e vontade de tudo, mas, acima de tudo, de continuar vivo.

O sol é a vida eternizada e recriada em cada segundo de luz, em cada grau de temperatura, em cada gota de suor que brota no corpo e escorre lentamente, quase que evaporando em seu curto percurso ao longo do corpo.

O sol é a praia de manhã cedo, ou não; o campo, o lago, o rio e a cachoeira, onde o corpo se refresca e se reencontra, se revigora e se entrega pra natureza, se reidrata e se expande na água gelada que alivia o calor do dia de verão.

Verão. Vida. Sol. Mar. Água salgada, água doce, água gelada garganta abaixo, matando a sede que insiste na garganta, espantando o calor que alucina o corpo.

Sol. Apenas o sol, o astro rei, o dono da vida, da reprodução das espécies, do ar, da terra, da chuva, da seiva que cria a vida e a perpetua, na fotossíntese, na terra molhada, no corpo satisfeito.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.