Um livro essencial
Jorge Caldeira é um dos mais instigantes e revolucionários historiadores brasileiros. Ele realiza uma profunda releitura da nossa história, com resultados surpreendentes, balizados por uma sólida pesquisa e expostos numa linguagem fácil e agradável.
Seus livros relatam um Brasil diferente de tudo o que é mostrado nas salas de aula ou faz parte da história oficial. Lendo Jorge Caldeira, o Brasil surge muito mais lógico do que nos é mostrado há décadas.
A história narrada por Jorge Caldeira é uma história rica, com personagens que interagiram de forma real e mais próxima da realidade do país. O Brasil dele tem gente que produz, fabrica, negocia, cria redes de relacionamentos, empreende e gera riqueza nos mais inesperados rincões, com atividades inimagináveis para a história oficial.
É por isso que sua última obra deve ser lida por quem deseja entender o que acontece no Brasil de hoje.
“Júlio Mesquita e seu tempo” é uma coleção de quatro volumes, três com a narrativa, um com dados e números, mas não é a biografia do grande jornalista que revolucionou a imprensa nacional, nem a história do jornal “O Estado de S. Paulo”.
A vida de Júlio Mesquita serve como fio condutor para a história do Brasil entre 1860 e 1927, detalhadamente narrada e pautada por documentos que mostram um país completamente desconhecido e que explica muito do que está acontecendo nos dias de hoje.
Fosse uma biografia, “Júlio Mesquita e seu tempo” teria que contar que minha avó foi estudar na Grã-Bretanha, quando a maioria das mulheres brasileiras era analfabeta. O livro é mais denso. Analisa política, economia, sociedade, desenvolvimento. É a história do Brasil escrita tendo como gancho um homem diferenciado. Por isso é um livro essencial.